Cidades

Novo posto de saúde atende Parque das Águas e Planalto

IPATINGA – Os moradores dos bairros Parque das Águas e Planalto contam com um novo posto de saúde para acolher, tratar e encaminhar suas demandas. Implantado pela Prefeitura de Ipatinga, a unidade funciona com duas equipes completas do Programa de Saúde da Família (PSF), além de oferecer consultas médicas básicas em clínica e pediatria, farmácia, sala de medicação e observação e serviços de agendamentos de exames laboratoriais.

O Posto de Saúde abriu as portas ao usuário às 7h desta segunda-feira (30/06). Instalado à rua Cristalina, nº 30, no Parque das Águas, passa a ser referência em atenção básica para quase 6 mil usuários. Anteriormente, a comunidade tinha de recorrer à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Veneza II, hoje com média de mais de 120 consultas por dia. O posto funciona em imóvel locado e adaptado pela Prefeitura, até que a nova UBS prevista para a Regional 4 seja construída e entregue à comunidade.

A oferta de atendimento com mais facilidade, agilidade e perto de casa conta com aprovação da comunidade. Moradora do bairro Planalto, a aposentada Maria das Dores Barbosa Gomes, 69 anos, esteve no novo posto de saúde para atualizar o cadastro do programa Hiperdia. “Viram que minha glicose estava alta e me colocaram em observação. Já fui atendida, sai com os remédios e nova consulta com médico marcada para amanhã (terça-feira). A saúde de Ipatinga já melhorou muito e agora, mais perto de casa, fica melhor ainda”, avalia aposentada.

O Posto de Saúde do Parque das Águas/Planalto funcionará de segunda à sexta-feira, de 7h às 16h. No local serão oferecidos todos os procedimentos de atenção básica em saúde, e apenas os serviços de vacinação e curativos continuarão sendo realizados na UBS do Veneza II.

REESTRUTURAÇÃO

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, reforça que a implantação do posto de saúde é mais uma ação efetiva com foco na melhoria da prestação dos serviços ao usuário. “A saúde é prioridade e a melhoria dos serviços, uma determinação da prefeita Cecília Ferramenta. Por isso, a decisão de implantar o posto de saúde, ainda que provisório, para atender à comunidade antes da entrega da unidade básica de saúde definitiva”, pontua.

Além do posto de saúde do Parque das Águas/Planalto, a Administração Municipal já trabalha na formação da equipe profissional – incluindo três novas do Programa de Saúde da Família (PSF) – que irá atuar na unidade do Caravelas, em fase final de construção. Com isso, o município atende demandas antigas da comunidade e “desafoga” as unidades do Veneza II e Jardim Panorama, que são referências para a Regional 4, uma das mais populosas de Ipatinga, reunindo 45 mil habitantes e 10 bairros. As duas unidades também serão reformadas e receberão novos mobiliários e equipamentos de uso médico-hospitalar.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com