Cultura

Nosso legado para o futuro

Em nosso mundo atual tem sido fácil de enxergar que estamos vivendo em uma sociedade que, infelizmente, parece caminhar a passos largos para a degradação moral e social. Todos os dias, vemos coisas, ouvimos notícias e presenciamos cenas que nos levam a perguntar: onde tudo isso vai parar?

Ao olharmos para a sociedade atual muitos de nós tomam um choque, e isso é fato. A desordem, o descaso e o desrespeito para com o outro em nossos dias atingem praticamente toda a população, e são praticados em todas as escalas da sociedade, dos grandes aos pequenos, poucos são aqueles que têm escapado de toda essa desordem. Seus efeitos são vistos e sentidos por todos e, da mesma forma, os atos ilícitos e desrespeitosos são praticados em mesma escala e proporção, sem fazer distinção entre pobres ou ricos, grandes ou pequenos, nas comunidades pequenas e nos grandes centros urbanos, sempre vamos encontrar alguma coisa degradante e, de certa forma, imoral.

Seja nas letras das músicas tão disseminadas e tocadas em nossos dias, seja na maneira de vestir ou no desrespeito de nossos (as) jovens, ou na maneira de agir de nossas crianças que, já desde pequenas estão à mercê dos “novos padrões” e modos de agir e pensar de nossa sociedade, crianças essas que, como parte de um processo inevitável, irão se adaptar ao meio onde estão inseridas: a sociedade atual. Sociedade essa que está cheia de valores deturpados, uma sociedade egocêntrica, onde tudo gira em torno do “eu”, uma sociedade em que os prazeres, principalmente sexuais, têm sido elevados alvos buscados, e em muitas das vezes desregradamente, e são estimulados por músicas e danças extremamente sensuais, sociedade onde corrupção e injustiça são praticadas todos os dias e em todos os lugares, uma sociedade sem controle, onde tudo é válido para alcançar a “felicidade” e a satisfação de desejos egoístas e, muitas vezes ilícitos e “mesquinhos”.

Essa é a sociedade em que nós vivemos hoje, e será a sociedade que nossas crianças irão copiar e se adaptar, se não acordarmos logo e revisarmos a nossa forma de pensar e de agir. Nossos princípios atuais, as ações egocêntricas de nossa sociedade, juntamente com suas consequências, têm nos mostrado que nosso atual modo de viver precisa ser mudado se quisermos um melhor futuro para as próximas gerações. Acredito que nossos princípios e padrões atuais não serão um bom legado para as futuras gerações, de forma que muita coisa precisa ser mudada para que nosso futuro seja melhor que o nosso estado atual.

(*) Wanderson R. Monteiro é bacharel em Teologia pelo ICP – Instituto Cristão de Pesquisas

São Sebastião do Anta – MG

dudu.slimpac2017@hotmail.com

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com