Cidades

Nascimento sinaliza apoio a Keisson

Nascimento e o vice chegam à sede do PT para entregar a Keisson e seus apoiadores pacto por “convergência de forças”   (Crédito: Nadieli Sathler)

 

TIMÓTEO – O candidato a prefeito pela coligação ‘União de Forças’ Geraldo Nascimento (Psol, ex-PT) e o vice Edmilson Sperancini (PMN) assinaram na manhã de ontem (10) um documento destinado ao candidato do PT, Keisson Drumond, denominado de “Pacto por um governo democrático-popular Geraldo Nascimento e Keisson juntos para Timóteo voltar a crescer”.
Durante entrevista no comitê do Psol, no Centro Sul de Timóteo, o ex-prefeito explicou que o pacto era um primeiro passo público para uma possível convergência com o Partido dos Trabalhadores. O ato público sinaliza uma provável desistência de Nascimento de concorrer ao pleito de outubro, uma vez que já teve seu registro de candidatura negado pelo TRE-MG. A carta também põe fim às especulações de que Nascimento poderia apoiar o candidato à reeleição, Sérgio Mendes (PSB) (Leia abaixo).
Após assinar a carta de intenções na presença de vários candidatos a vereador da coligação, Nascimento e Sperancini seguiram em comitiva até a sede do PT, no bairro Funcionários. No local, o presidente do diretório municipal da legenda, Geraldo da Silva Ferreira, recebeu as lideranças do Psol e PMN e os candidatos da chapa majoritária. A intenção dos visitantes era entregar o pacto nas mãos de Keisson e do vice Renato Araújo (PMDB). Os integrantes da chapa petista, que cumpriam agenda de campanha no bairro Bela Vista, tiveram que suspender, momentaneamente, as atividades e se dirigir à sede do partido.

CARTA
Além do ‘pacto’, a coligação de Geraldo Nascimento preparou ainda uma carta aberta ao candidato e aos apoiadores da coligação ‘Trabalho e Cidadania’, na qual afirma que há vários pontos em comum no programa de governo do PT/PMDB e do Psol/PMN.
“O Psol caminha em razão dos interesses de toda população, o partido está a favor da classe dos trabalhadores e da população. O que mais se identifica em alguns pontos de nossa caminhada é o PT”, colocou o ex-prefeito.

CONVERGÊNCIA
Diante das lideranças do Psol, PMN, PT, PMDB e partidos aliados, o ex-prefeito Geraldo Nascimento falou sobre a crise financeira vivida pelas principais siderúrgicas do Vale do Aço, dos desafios na área saúde e que o município precisava resgatar sua história de desenvolvimento. O candidato afirmou que os projetos de sua coligação estavam se unindo aos da coligação de Keisson, e ainda que os dois não caminham em direção opostas, mas em lados comuns.
As declarações de Nascimento, o pacto entregue a Keisson, somados à ida da comitiva do Psol/PMN até a sede do PT foram interpretadas como um sinal público de convergência em torno da candidatura do Partido dos Trabalhadores, culminando com o apoio do ex-prefeito a Keisson Drumond.

RESPONSABILIDADE
Keisson, juntamente com Renato, recebeu os documentos. O candidato petista lembrou que o pacto mostra a realidade do município e a convergência de um projeto que busca o melhor para Timóteo, por isso a possibilidade do PT caminhar com o Psol e o PMN é real. “Foi feito o primeiro gesto, inclusive uma atitude de grandeza da coligação União de Forças. Fiquei muito feliz por ter recebido aqui na casa do PT lideranças importantes que fizeram história com governos maravilhosos, que é o caso do Geraldo Nascimento e do Edmilson Sperancini. Quero agradecer também a todos os militantes do Psol e PMN que estão mudando mais uma vez a história do município, fazendo com que a possibilidade de unidade venha ocorrer”, declarou.
Mesmo após selar o pacto de unidade de projetos, Nascimento não falou em retirar sua candidatura. Keisson comentou que vai haver novas conversas entre os dois grupos.
“Então acho que agora é hora de maturidade para a gente poder avançar para Timóteo ganhar. Isso que é fundamental. O nosso município tem que estar em primeiro lugar. Agora, são mantidas as duas candidaturas. Eu mantenho a minha e o Geraldo a dele. O que acontece é um projeto único para a gente poder fazer com que Timóteo seja uma cidade melhor”, ponderou.

INDEFERIMENTO
“Nós estamos preparados para dar prosseguimento aos nossos trabalhos em Timóteo e nenhum eleitor gostaria de ver Geraldo Nascimento ausente das eleições 2012. Não posso negar o compromisso que o povo me designou”, colocou.
O registro de Nascimento foi indeferido pela Justiça de 1ª instância, decisão confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) por unanimidade. Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, mas mantém sua campanha sem o registro de candidatura. O ex-prefeito possui pendências na justiça devido à rejeição de contas pela Câmara de Timóteo referente aos anos de 1983 e 1990.

 

Em carta, ex-prefeito critica atual governo
Timóteo
– No documento intitulado “Pacto por um governo democrático-popular Geraldo Nascimento e Keisson Juntos para Timóteo volta a crescer”, entregue pelo ex-prefeito Geraldo Nascimento e seu vice Edmilson Sperancini ao Partido dos Trabalhadores, há críticas à atual gestão. A carta menciona a queda nas receitas municipais e o crescimento dos problemas sociais como consequência da crise mundial, mas aponta que “a Administração Municipal de Timóteo responde com o seu silêncio cúmplice e interessado”. “Um filme repetido, como o que assistimos, há alguns anos, em Ipatinga, onde um certo deputado federal lidera uma política de terra arrasada, que agora pretende implantar também em Timóteo”, afirma, referindo-se ao secretário de Gestão Metropolitana Alexandre Silveira e ao Governo Robson, em Ipatinga. O vice de Mendes, Marcelo Afonso, é do mesmo partido de Silveira, que por sua vez costurou a desistência do deputado estadual Juninho Aráujo (PTB) de concorrer ao pleito, em apoio a Sérgio Mendes.
Em outro documento, também entregue a Keisson, Nascimento afirma que um terceiro candidato (Sérgio Mendes) representa uma terceira via: “terceira via, tenho certeza, pelos prejuízos que já causou e pelas ameaças que representa ao nosso futuro, se tornou o inimigo público número um de nossa gente”.


Deputado intermediou diálogo entre PT e Psol
Timóteo
– Antes de se dirigir à sede do Partido dos Trabalhadores, o ex-prefeito Geraldo Nascimento mencionou que as conversas entre o seu partido e o PT começaram há mais de um mês. E o principal interlocutor foi o deputado federal Gabriel Guimarães (PT).
“Há mais de mês estamos discutindo esta questão com o PT, um partido inclusive que fui um dos fundadores e fiquei 30 anos. Antes mesmo de sua legalização já estava nas fileiras para formar a legenda. Quem intermediou essa conversa foi o filho do Virgilio Guimarães, meu querido companheiro de longas jornadas. O seu filho Gabriel está no mandato federal e foi com ele que conversamos exaustivamente”, revelou.
Apesar de ter selado a união de forças com apertos de mãos na sede do PT e de estar com o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral, o ex-prefeito Geraldo Nascimento disse que manterá sua candidatura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com