Cidades

Nardyello diz que levantar bloqueio ao coronavírus é ato irresponsável

Após manifestação de comerciantes pela volta à normalidade, prefeito diz que não existem indicadores seguros para retomada e que a vida vem em primeiro lugar

IPATINGA – O prefeito municipal Nardyello Rocha reafirmou em post nas redes sociais a necessidade de manter o isolamento social como forma de evitar a contaminação pelo coronavírus. Ele descartou qualquer flexibilização na legislação sobre o fechamento de estabelecimentos comerciais que causam aglomeração de pessoas e defendeu a preservação de vidas, mas admitiu que a preocupação com a economia existe e que tão logo os indicadores permitam as atividades serão retomadas, mas com responsabilidade, frisou.

SEM SEGURANÇA

Durante o pronunciamento o prefeito destacou que não existe nenhum número indicando que O Ministério da Saúde anunciou hoje, em coletiva de imprensa, que subiu para 77 o número de mortes em decorrência do novo coronavírus no Brasil — 20 vítimas nas últimas 24 horas. No total, são 2.915 casos oficiais no país. Ipatinga tem 944 casos em investigação, 1 confirmado e 54 descartados. A demora no resultados de exames pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), órgão ligado ao governo estadual não contribui para uma melhor avaliação dos casos reais na cidade e em todo o interior de Minas.

Apesar do quadro de incertezas, a paralisação das atividades econômicas, com fechamento de estabelecimentos na cidade foi motivo de manifestação de alguns micro e pequenos empresários do município, que promoveram uma carreata na última quinta-feira. A curva de contaminação continua ascendente em Minas Gerais no País. Além disso, a demora no resultado dos testes (apenas 5% dos casos suspeitos em Ipatinga tiveram retorno) também não dá qualquer segurança para remover as medidas de isolamento, disse Nardyello.

IRRESPONSABILIDADE

O prefeito disse que respeita as declarações de Jair Bolsonaro pela sua condição de presidente da República, pelo cargo que ocupa, mas não se pode seguir suas orientações, porque colocam em risco a vida de milhares de pessoas, particularmente no que diz respeito a volta às aulas. Ainda que os estudantes não sejam um grupo de risco, eles convivem com os pais, com avós e podem colocar estas vidas em risco, disse, salientando que em família não existe estas separações e que a posição do governo municipal é de preservar as famílias e as vidas.

BOICOTE

A manifestação dos comerciantes e empresários de Ipatinga pela volta à normalidade acabou causando um efeito rebote nas redes sociais. Eles reclamam da paralisação no comércio e defendem sua reabertura, como forma de evitar possíveis falências. Entretanto, grande parte da opinião pública vê a manifestação como ato de comerciantes bolsonaristas que aproveitaram as declarações do presidente para sair em sua defesa e dos seus próprios interesses, priorizando a questão econômica em detrimento da vida. Diversos perfis estão defendendo o boicote às empresas que participaram da manifestação, o que pode piorar ainda mais a situação destes empresários quando as atividades forem retomadas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com