Cidades

Nardyello alerta sobre impactos da barragem de Barão de Cocais

IPATINGA – O prefeito Nardyello Rocha fez nesta sexta-feira (24) um alerta sobre os eventuais impactos, no município de Ipatinga, do rompimento da barragem da mina de Gongo Soco em Barão de Cocais. Ele destacou que o rompimento tende a despejar os dejetos da mineração no curso do rio Santa Bárbara que é afluente do Piracicaba. O Piracicaba banha Ipatinga e se também se encontra com o rio Doce em território do município.

ÁGUA POTÁVEL

O prefeito alertou para os danos ambientais e, principalmente, para o abastecimento de água, que é captado no lençol freático do rio Piracicaba. Segundo o prefeito, a Copasa já foi acionada para explicar as medidas de prevenção que estão sendo tomadas e, caso não estejam, que a empresa adote as ações necessárias para evitar problemas para a população, como o desabastecimento de água potável.

TRANSPORTE

 Nardyello Rocha lembrou também que em razão da paralisação do transporte do minério de ferro pela Estrada de Ferro Vitória a Minas, que passa próximo à barragem de Gongo Soco, a maior parte da matéria-prima destinada à Usiminas está chegando pela rodovia. Ele exortou os motoristas a evitarem ao máximo a utilização da BR-381, tanto em razão da ruptura da barragem, quanto para evitar congestionamentos na rodovia e nos trechos urbanos de Ipatinga e do Vale do Aço, onde o fluxo de veículos pesados deve aumentar por causa do transporte de minério.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com