Cultura

Nachtergaele interpreta a mãe na peça Conscerto do Desejo

IPATINGA – A programação de setembro começa com o premiado espetáculo “Processo de Conscerto do Desejo”, estrelado pelo ator Matheus Nachtergaele, em cartaz do Teatro do Centro Cultural Usiminas, neste sábado (2/9), às 20h. O ator transformou a vontade de conhecer a mãe, Maria Cecília Nachtergaele, que morreu aos 22 anos, neste delicado monólogo, recheado de poesia e música.
O espetáculo é uma homenagem do ator à mãe, a poetisa Maria Cecília Nachtergaele, que suicidou em 1968. Durante a peça, Matheus declama poesias escritas por ela, acompanhado pelo músico Luã Belik, ao violão, e por Henrique Rohrmann, no violino. Os textos são recitados sempre em primeira pessoa.
“Não se trata de um personagem. É um recital à moda grega, é um lamento, mas é iluminado”, explica o ator e diretor Matheus Nachtergaele. Em ‘Processo de Conscerto do Desejo’ os versos de Maria Cecília Nachtergaele são entremeados por canções que gostava de ouvir.
O neologismo “conscerto”, empregado no título da montagem, nasce justamente da confusão que as consoantes “s” e “c” geram na língua portuguesa. Ao se fundirem, as palavras concerto e conserto revelam duas intenções, a do espetáculo e da restauração através da poesia. O artista explica: “Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto”.
O espetáculo em cartaz desde 2015 cumpriu mais de 74 apresentações. Matheus Nachtergaele foi indicado como Melhor Ator nos prêmios Cesgranrio e Shell em 2016. E, agora, chega a Ipatinga por meio do projeto Mostra de Teatro, que conta com o patrocínio da Net e Claro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

SERVIÇO

Processo de Conscerto do Desejo, com Matheus Nachtergaele
Data: sábado (2/9)
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas
Horário: 20h
Classificação: 16 anos
Vendas na bilheteria e site www.eventim.com.br: R$ 50 (inteira) R$ 25 (meia entrada para estudantes, professores, menores de 18 anos e maiores de 60)
Mais informações: 31.3822.3031

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com