Cultura

Música de raiz e boa prosa são atrações do Armazém da Viola

A Orquestra Minas e Viola de Belo Horizonte comemora este ano seu 15º aniversário e teve origem nas rodas de viola típicas de Minas (Crédito: Divulgação)

IPATINGA – O Armazém da Viola reabre suas portas para um bom dedo de prosa e muita moda de viola. O Centro Cultural Usiminas será o palco de duas apresentações no mês de agosto. No dia 23 presença da “Orquestra Minas e Viola”, de Belo Horizonte, e no dia 24 o projeto recebe o grupo “Os Dois Mineiros”, que comemoram 20 anos de carreira.
O projeto tem como proposta valorizar a música caipira de raiz e preservar a tradição da cultura mineira por meio da contação de “causos”. Trata-se de um programa musical, com muita música e descontração. Em cena o “cumpadre Ademar” interage com o grupo convidado e diverte o público com os “causos” engraçados. Ao longo de treze anos, o projeto realizou 39 apresentações, que contou com a participação de 32 grupos, envolvendo cerca de 160 músicos. Suas apresentações foram realizadas em Ipatinga, Timóteo, Itaúna e Viçosa e atingiu um público estimado em 25.000 pessoas.
Além da presença de ícones do gênero como “Pena Branca e Chico Lobo”, “Delmir, Delmon e Joselito”, “Romano e Roceri”, “Violeiro Pinho”, “Zé Mulato e Cassiano”, “Trio Parada Dura”, “Cacique e Pajé”, o projeto sempre contou com a participação de grupos da região do Vale do Aço como “Canarinhos do Sertão”, “Gracinha Sertaneja”, ‘Leandro de Souza”, “Grumo e Gruminho”; “Luizinho e Fazendeiro”, “Moreno e Morais”, “Ramon, Rafael e os amigos da viola”, “Bruno Caipira”, “Gilmar e Giuliano”, dentre outros.

ORQUESTRA
Na sexta-feira, 23 de agosto, o Armazém recebe a Orquestra Minas e Viola de Belo Horizonte, que comemora em 2013, 15 anos de atividades. A orquestra tem sua origem nas rodas de viola típicas de Minas Gerais, nas quais os violeiros se encontram para apresentar o melhor da música caipira. Vem aprimorando constantemente a sua expressão musical, que encanta a todos com o melhor do gênero. Em seu currículo, apresentações em teatros, faculdades, feiras agropecuárias, casa de shows, congressos e nos mais variados espaços culturais. A Orquestra traz em seu repertório, composições próprias e grandes clássicos da música sertaneja de raiz. No palco, 10 violeiros, 10 violas e 10 vozes dão harmonia e beleza inigualáveis à mais autêntica música brasileira, encantando plateias em todos os rincões do pais.


Naturais de Itanhomi, os músicos de “Os Dois Mineiros”
residem em São Paulo há mais de 25 anos


DOIS MINEIROS

No sábado, 24 de agosto, o grupo “Os Dois Mineiros” sobe ao palco para comemorar 20 anos de carreira. Naturais de Itanhomi, os músicos residem em São Paulo há mais de 25 anos. Os irmãos Antero e Almezino de Souza Lima já brindaram o público com a gravação de 8 CD´S e 2 DVD´S. O último DVD foi gravado em comemoração aos 20 anos de carreira e contou com participação de grandes nomes da música sertaneja de raiz como Kleber Oliveira, Liu e Leio, Cacique e Pajé, Maracai, Maraçai, Abel e Caim, Tenório e Praense, Adão da Viola e vários outros. Os irmãos são proprietários da Gravadora Tocantins Ltda, de onde partem para inúmeros shows em várias partes do país. No Armazém da Viola “Os Dois Mineiros” serão acompanhados por um contrabaixista e um sanfoneiro.

SERVIÇO
O Armazém da Viola é uma realização de Ademar Pinto Coelho. Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro a R$ 16,00. Meia-entrada R$ 8,00 para estudantes, professores, menores de 18 e maiores de 60. Informações (31) 3822-3031.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com