Cidades

Municípios têm reforço do Estado no combate à dengue

Secretário Antônio Jorge acompanha inauguração de Unidade de Hidratação em Timóteo


(DA REDAÇÃO)
– O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, estará na manhã desta sexta-feira (11) em Ipatinga e Timóteo, onde participa das ações da Força-tarefa, da Força Estadual de Saúde e de mobilização social. O motivo é o recente aumento de notificações dos casos de dengue no Vale do Aço.

Antônio Jorge fará uma visita técnica às Unidades de Hidratação instaladas pelo Governo de Minas na Unidade Básica de Saúde do bairro Olária II, em Timóteo (leia abaixo). Ele também visitará a Policlínica do Bairro Cidade Nobre, em Ipatinga. Os hospitais Vital Brazil, de Timóteo, e Municipal, de Ipatinga, referências no atendimento aos pacientes com dengue, também serão visitados por Antônio Jorge.

Às 9h30, o secretário vai atender à imprensa no hospital Vital Brasil. Estarão presentes, além de Antônio Jorge, representantes da Superintendência Regional de Saúde, da Fundação São Francisco Xavier (Hospital Márcio Cunha), Fundação São Camilo (Hospital Vital Brazil e Hospital e Maternidade São Camilo), Consórcio Regional de Saúde (Consaúde), os prefeitos de Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano e Periquito e secretários municipais de Saúde

MOBILIZAÇÃO
Este aumento expressivo de casos de dengue levou o Governo de Minas a deslocar para o Vale do Aço 21 profissionais da Força Estadual de Saúde e 50 agentes da Força Tarefa, além de 44 mobilizadores sociais. Outra iniciativa do Governo de Minas é a instalação de unidades de hidratação, que passarão a funcionar a partir desta sexta-feira, dia 11, durante 24 horas por dia. O Governo de Minas também está contratando recursos humanos e disponibilizando medicamentos, equipamentos, além de pagar recursos extra-teto para financiar leitos de retaguarda nos hospitais referência na região.


Troca por material escolar

De sexta a domingo, em Timóteo e Ipatinga, os cidadãos poderão trocar inservíveis (pneus, garrafas pet e latas) por material escolar no Dengue Móvel e saber mais sobre formas de prevenção, sintomas, formas de tratamento e sobre a doença no Dengômetro. E, de segunda a quarta, a mesma ação será realizada em Coronel Fabriciano e Periquito.


Unidade para hidratação de suspeitos de dengue funcionará 24 horas

UNIDADE DE HIDRATAÇÃO SERÁ ENTREGUE NESTA SEXTA
TIMÓTEO
– Começa a funcionar nesta sexta-feira (11) a unidade de hidratação e repouso para atender o fluxo especial de casos da dengue em Timóteo. O centro vai funcionar durante 24 horas na Unidade de Saúde Mario de Souza, na rua João Alves de Azevedo, bairro Olaria, e vai fornecer hidratação e medicamentos, além da realização de exames e repouso.

Quatorze médicos, oito enfermeiros e 13 técnicos de enfermagem foram contratados para garantir o funcionamento ininterrupto da unidade. No local serão disponibilizados 20 leitos para atender o fluxo dos pacientes suspeitos de dengue. Os casos que chegarem às demais unidades da rede serão encaminhados à Unidade Mario de Souza. Os casos graves serão atendidos no Hospital Vital Brazil.

COMITIVA
A implantação da unidade de hidratação, repouso e atendimento dos casos de dengue é uma das iniciativas do plano de contingência de combate à dengue no município. Nesta sexta-feira, a partir das 8h, a entrega da unidade contará com a presença do secretário de Saúde do Estado, Antônio Jorge de Souza Marques, e comitiva da Secretaria de Estado da Saúde.

MOBILIZAÇÃO
Também como parte do plano de combate à dengue em Timóteo, a população do bairro Novo Tempo e de toda a Regional 6 receberá a visita do “Dengue-móvel”. Uma tenda será montada na avenida Ana Moura, próximo à Unidade de Saúde do bairro Novo Tempo. No local, a população poderá trocar objetos que acumulem água, lixo e entulho, por material escolar. O “dengue-móvel” ficará até o próximo domingo (13), no bairro Novo Tempo.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com