Cidades

Municípios assinam Termo de Adesão ao SAMU Regional-192

BH – Prefeitos e secretários municipais das regiões do Vale do Aço assinam nesta segunda-feira (2), Termo de Adesão ao Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Vales – Cisvales, que ficará responsável pelo funcionamento do SAMU 192.
Na sua primeira etapa, o SAMU Regional -192 irá atender aos quatro municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Aço, com perspectivas de ampliação, a médio prazo, para aqueles localizados na Microrregião de Caratinga. Concretizada a incorporação da Microrregião de Caratinga, o CisVales irá abranger um contingente de 35 municípios.
O início das operações do SAMU-192 na RMVA conta com o apoio do Ministério da Saúde, através da SAS – Secretaria Nacional de Atenção à Saúde, e a Secretaria Estadual de Saúde de MG, representada pela Superintendência Regional de Saúde, sediada em Coronel Fabriciano.

PROJETO DE LEI
Na solenidade da próxima segunda-feira os prefeitos dos quatro municípios da RMVA assinarão projeto de lei a ser encaminhado às respectivas Câmaras Municipais, solicitando autorização legislativa para adesão ao Consórcio, além de assinarem o Termo de Compromisso de Adesão ao Cisvales. Nesta solenidade estarão presentes, também, prefeitos e secretários municipais de saúde dos municípios da Microrregião de Caratinga.

TRIPARTITE
O custeio do funcionamento operacional do SAMU 192 é tripartite, cabendo ao Ministério da Saúde, à SES/MG e os municípios arcarem com os recursos necessários ao pagamento do pessoal e a manutenção operacional das ambulâncias, através de recursos que serão repassados via Consórcio.
Ao Ministério da Saúde cabe a doação das ambulâncias que podem ser no modelo básico (USB) ou avançado (USA), esta com estrutura de atendimento similar a de uma UTI. A operação técnica do SAMU é feita através de uma Central de Regulação, que estará baseada em Ipatinga.
O compromisso de instalar o SAMU Regional-192 na RMVA foi lançado pelo titular da SAS, Helvécio Magalhães, em evento promovido pelo Ministério da Saúde, Juntos pelas Redes, realizado em 28 de junho deste ano, reunindo dezenas de prefeitos e gestores de saúde do Leste Mineiro na cidade de Ipatinga.
“Ao assegurar a estrutura de atendimento pré-hospitalar para uma região com alta densidade populacional, recortada por rodovias de intenso tráfego e indústrias siderúrgicas, mecânicas e de celulose, poderemos avançar também na regulação da oferta dos serviços estratégicos para a urgência e emergência, bem como aqueles de continuidade de cuidados na alta e média complexidade e de retaguarda hospitalares”, ressalta o secretário Helvécio Magalhães.
“Damos um importante passo para ampliar o acesso e qualificar o atendimento de urgência e emergência à saúde nessa importante região política e econômica de Minas Gerais e do Brasil”, comemora.

REPRESENTANTES
O secretário Nacional de Saúde Helvécio Magalhães será representado, na solenidade de Adesão ao Cisvales, pelo assessor técnico da SAS em MG, Carlos Vanderley Soares, que intermediou as negociações entre os prefeitos e gestores representando o MS durante todo o processo.
Estarão presentes, dentre outros, os prefeitos de Caratinga, João Bosco Pessine, a prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, de Ipatinga, Cecília Ferramenta; de Timóteo, Keisson Drumond, e de Santana do Paraíso, Zizinho Duarte, além de outras autoridades públicas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com