Cidades

Multas de trânsito podem ser transformadas em advertência

DA REDAÇÃO – Motoristas que cometeram 81 tipos de infrações leves ou médias podem converter multas em advertências. A possibilidade, definida na portaria 1.195/2015, publicada pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran/MG) em outubro deste ano, é válida para 48 tipos de infrações médias e 33 leves. A conversão, embora já estivesse prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dependia apenas de regulamentação estadual para que fosse aplicada de forma padronizada em todo o estado. Para ter esse direito, o motorista não pode ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima nos últimos 12 meses. Além disso, o condutor não pode ter mais de uma infração que deseja transformar em advertência.

A diretora do Detran/MG, delegada Andrea Vacchiano, acredita que a medida tem ação educativa e, por isso, algumas infrações, como estacionar em vaga de idosos ou de pessoas com deficiência, em pontos de ônibus, dirigir utilizando o celular, não serão passíveis de advertência.

Como transformar multa em advertência:
– Verifique se nos últimos 12 meses não cometeu a mesma infração, nem outra grave ou gravíssima;
– Consulte a pontuação de seu documento de habilitação;
– Faça seu próprio requerimento, com assinatura igual à do documento de identificação;
– Junte cópia da Permissão para Dirigir ou da Carteira Nacional de Habilitação;
– Cópia da notificação de autuação ou outro documento que contenha as informações da autuação;
–  Entregue toda a documentação na Delegacia de Trânsito de sua cidade. Os documentos também podem ser encaminhados pelos Correios.
 
SERVIÇO
Para agendamento de entrevista, favor entrar em contato com a assessoria de imprensa do Detran/MG – 31 – 3236-3435 ou diretamente com nos Ciretrans em todo interior do estado.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com