Cidades

MPF instaura inquérito civil contra Dnit sobre Ponte Velha

Arquivo DP

FABRICIANO – O Ministério Público Federal (MPF) informou à Prefeitura de Coronel Fabriciano que recebeu a representação do município contra o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e já mandou oficiar o órgão. Conforme o MPF, foi instaurado inquérito civil para apurar o caso.

A Administração Municipal entrou com a representação no Ministério Público Federal contra o Ministério dos Transportes e o Dnit, no dia 18 de junho, com objetivo de cobrar uma definição para o problema da ponte velha, que liga Fabriciano a Timóteo.

HISTÓRICO
A situação da ponte se arrasta desde novembro de 2012, quando ela foi interditada pelo Dnit devido à constatação de abalo estrutural que causou rebaixamento da pista. Em março de 2013, após remoção de parte do asfalto da pista de rolamento para diminuir seu peso, a ponte foi liberada para o tráfego de veículos leves, porém de forma precária.

O problema foi detectado há mais de dois anos e meio e, até agora, nenhuma solução definitiva foi apontada. “Nesse período, fizemos várias reuniões entre os Poderes Executivo e Legislativo de Fabriciano, Assembleia Legislativa de Minas Gerais, associação de municípios e de empresários”, lembra a prefeita Rosângela Mendes.

A liberação parcial da ponte, que seria uma medida temporária, permanece na mesma condição até hoje. “Isso coloca em risco a segurança das dezenas de pessoas que trafegam pelo local diariamente. Primeiro, o Dnit justificou dificuldade financeira, depois problemas na licitação. Independente do motivo que atrasa a obra, precisamos que sejam tomadas as providências legais cabíveis para solucionar o problema, já que a ponte é de responsabilidade do Dnit”, ressalta a prefeita.

PREJUÍZOS

Desde a interdição da ponte, Fabriciano vem enfrentando diversos problemas, já que o local é uma importante rota de escoamento de produção da região e acesso a Belo Horizonte.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com