Cidades

MP visitará igreja ameaçada

PMI interditou a igreja, que corre o risco de ruir; além disso, nenhuma providência foi tomada    (Crédito: Fernando Benedito)

 

IPATINGA – A situação da tradicional Igreja São Vicente de Paula, na comunidade do Ipaneminha, vai ser discutida na próxima quarta-feira (6), às 14 horas. O promotor público Walter Freitas de Moraes Júnior agendou uma visita ao local e convocou o Executivo e técnicos que estão elaborando um projeto de recuperação do patrimônio histórico e artístico de Ipatinga.
O encontro foi agendado após uma reunião no Ministério Público de Ipatinga, na última sexta-feira (1ª). “O Ministério Público recebeu relatórios indicando o precário estado de conservação da igrejinha, e foi sugerida uma visita. Também foi estabelecido um prazo de 15 dias para apresentação ao MP de um plano de ação, feito pela Igreja Católica (proprietária do bem, por meio da Paróquia e da Diocese) envolvendo as ações emergenciais para evitar a destruição do bem”, explicou o promotor.
A igreja é um bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Município de Ipatinga, por meio do decreto 3.580, de 3 de setembro de 1996. E é de propriedade e guarda da Diocese de Itabira Coronel Fabriciano.

PROBLEMAS
A igreja do Ipaneminha tem sofrido muito com o efeito do tempo e com a ação do homem. Os problemas detectados vão desde invasão da área até a degradação da estrutura. Dentre os mais graves estão os esteios e os suportes de baldrames de madeira, completamente podres.
O forro da igreja também está sofrendo com cupins e a pintura está velha. Para o pároco da Paróquia São Pedro, José Enésimo Pinheiro, a situação é crítica. “Estamos nos reunindo com frequência desde outubro de 2011 para discutir uma solução para a igreja. Estamos lutando para salvar a igreja de um fim terrível”, afirmou o padre.
No início do ano, a igreja foi interditada pela Prefeitura de Ipatinga depois que o beiral da frente do prédio caiu. E atualmente a capela corre o risco de desabamento.
“Temos enfrentado problemas com a Prefeitura Municipal de Ipatinga, mas tenho me reunido com o povo nas casas para tratar da situação. E a Comissão da Paróquia São Pedro tem se esforçado para melhorar as condições da igreja”, contou Pinheiro.

INVASÃO
Outro problema que prejudica a conservação do patrimônio público é a invasão, pois falta demarcação da área. Foi construída uma quadra de esportes pelo poder público e moradores próximos estão se apossando da área da Igreja São Vicente de Paula.
Para o padre José Enésimo Pinheiro é essencial que a Prefeitura ajude na demarcação do terreno pertencente à igreja. “Pedimos que eles nos ajudem a conter invasões da área. Moradores estão tentando construir uma estrada de acesso a invasões, realizadas no morro acima da capela. E a estrada passa entre a capela e a quadra. Motoqueiros já usam o local para fazer trilha. A ajuda da Prefeitura no momento inicial, de assumir a posse das áreas e levar as pessoas a reconhecerem que a terra tem dono, é fundamental. Porque a sobrevivência do patrimônio histórico depende da relação dos moradores com ele”, concluiu o padre.

CONCLUSÃO
Após a visita desta quarta-feira, serão estabelecidas ações para promover a restauração da igreja, atribuindo-se aos responsáveis a obrigação pela manutenção do patrimônio público do município.

 

Site vai levantar recursos para obras emergenciais
Ipatinga
De acordo com informações do Ministério Público de Ipatinga, a responsabilidade pela restauração e manutenção da Igreja São Vicente de Paula, na comunidade do Ipaneminha, é da Igreja Católica (proprietária do bem, por meio da Paróquia e da Diocese) e subsidiariamente do Município de Ipatinga (ente público responsável pelo tombamento).
Um site está sendo montado para que a comunidade arrecade fundos para restaurar a igreja, já que não dispõe de recursos financeiros para a obra e a Prefeitura Municipal de Ipatinga não acenou nenhuma possibilidade de financiar a reforma.

Ajuda
O jornalista Moysés Malta está auxiliando a comunidade no processo de arrecadação de verba. Segundo ele, a ideia é montar um site onde as pessoas possam doar dinheiro para a restauração da igreja. “Estou ajudando e montando um projeto de captação de recursos para impedir mesmo que a igreja caia. Vamos criar um site com informações do que está acontecendo e criar uma forma de as pessoas doarem através do site”, explicou. “Assim que o dinheiro foi entrando, vamos realizar as obras em caráter de urgência. A intenção é mobilizar a sociedade civil e fazer uma campanha pública a partir dessas doações. Até o final da primeira quinzena desse mês esperamos que o site já esteja no ar”, afirmou o jornalista.
Para o promotor público Walter Freitas, é importante que os valores sejam arrecadados para que os responsáveis pela igreja não sejam punidos. “Outros bens tombados pertencentes à Igreja Católica, como por exemplo, em Mariana e Ouro Preto, já foram restaurados com a participação da sociedade e de empresas privadas (aproveitando, inclusive, incentivos fiscais). Evidentemente, em um processo de negociação, eventualmente se evitando uma Ação Civil Pública contra a proprietária do bem e o Município”, lembrou o promotor.

Compromisso
O padre José Enésimo Pinheiro reafirmou o compromisso de buscar verbas para salvar o patrimônio cultural. “A capela precisa de ações emergenciais. A paróquia e a comunidade são pobres. Temos buscado parceria para captar recurso junto às empresas que atuam ou têm sede no município de Ipatinga. O compromisso da Paróquia é bater em todas as portas do mundo, em busca de parceria e recursos, para restaurar este patrimônio”, concluiu.

PROJETO DE RESTAURAÇÃO DE IMÓVEL ESTÁ QUASE PRONTO
IPATINGA
– Um estudo e uma proposta de revitalização da Igreja São Vicente de Paula, na comunidade do Ipaneminha, já foram providenciados pelo administrador paroquial, padre José Enésimo Pinheiro. O projeto foi feito por voluntários que lutam pela restauração do patrimônio histórico e artístico de Ipatinga.
O padre informou que a primeira ação a ser realizada é solicitar uma análise e aprovação do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico do município para que as obras possam começar. “A lei determina que qualquer intervenção em um bem tombado como patrimônio cultural necessita da aprovação deste conselho. E a Paróquia São Pedro já entregou um projeto de revitalização para a Prefeitura Municipal de Ipatinga”, contou.

ESTUDO
O estudo prevê, a princípio, ações emergenciais como a demarcação e a implantação de uma cerca no terreno da igreja. Além da fixação de placas indicando a proibição de estacionais veículos e motos, de jogar lixo e de utilizar o morro que fica ao lado da capela para ter acesso à área da igreja – e a colocação de um padrão de luz 220V, pois o atual é de 110V.
Para dar início ao processo de reestruturação é necessário fazer uma cerca com madeiriti ao redor da construção para proteger contra curiosos e aumentar a segurança na construção. O estudo elenca ainda inúmeras outras intervenções.


    O projeto foi feito por voluntários que lutam pela restauração do patrimônio histórico e artístico de Ipatinga

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com