Policia

MP pede que Lúcio e Pitote sejam levados a julgamento

Para MP, Lúcio Lírio Leal e Alessandro Neves Augusto devem ser levados a júri

 

IPATINGA – O Ministério Público de Ipatinga pediu que o policial civil Lúcio Lírio Leal e Alessandro Neves Augusto, o Pitote, sejam levados a júri popular pelo assassinato do jornalista Rodrigo Neto, morto a tiros em março do ano passado. O chamado pedido de pronúncia foi encaminhado na última terça-feira (14) ao Poder Judiciário, responsável pela decisão final.

O pedido foi assinado em conjunto pelos promotores Rafael Pureza, Bruno Schiavo, Samuel Cavalcanti e Bruno Jardini, e se baseou nas investigações feitas pelo Departamento de Homicídios da Polícia Civil de Belo Horizonte, bem como na própria denúncia feita pela promotoria, em agosto passado.

De acordo com os autos, Alessandro, na carona de uma motocicleta e acompanhado de uma terceira pessoa não identificada, efetuou os disparos contra Rodrigo Neto e um amigo que estava com o jornalista na hora do fato. Minutos antes do atentado, Lúcio teria passado de carro pelo local em que o repórter se encontrava para observar a vítima, repassar informações ao atirador e também traçar uma rota de fuga para os executores.

Os dois acusados respondem pelos crimes de homicídio qualificado – utilizando meio que dificultou defesa da vítima – e tentativa de homicídio contra um amigo de Rodrigo Neto, que também foi alvejado. Alessandro é acusado ainda pelo assassinato do repórter fotográfico Walgney Carvalho, que foi morto, também a tiros, em abril de 2013, em Coronel Fabriciano.

Nem mesmo uma tentativa de mudança de rumos proposta pela defesa dos acusados mudou a posição da promotoria de Justiça. Em dezembro, durante a primeira audiência do caso, os advogados apresentaram a tese de que Carvalho seria o assassino de Rodrigo e a terceira pessoa que estava na motocicleta, que não teve o nome divulgado, teria matado o fotógrafo. A defesa deve usar este argumento para rebater o pedido de pronúncia, o que deve ser feito no prazo legal de cinco dias.

A manifestação do MP faz parte das alegações finais do processo. A promotoria é a primeira a se manifestar, sendo seguida pelos advogados de defesa dos acusados, que podem contestar o que foi afirmado pelo Ministério Público. No final, o juiz responsável pelo caso é quem determina se há indícios suficientes para que os acusados se sentem no banco dos réus.

Os advogados Fábio Vieira e Rodrigo do Carmo, que defendem Lúcio e Alessandro respectivamente, afirmaram que, até ontem, não haviam tido acesso aos documentos e por isso preferiram não se manifestar sobre o pedido de pronúncia.

INDEFERIDO
No final do ano passado, Lúcio e Alessandro tiveram seus pedidos de revogação de prisão revogados pelo poder Judiciário de Ipatinga. Segundo o texto, assinado pelo juiz Antônio Augusto Calaes, da 2ª Vara Criminal, o indeferimento se deu pelo fato em questão se tratar de um crime hediondo, “representando efetivo perigo à ordem pública”.

Em sua decisão, o magistrado ressaltou ainda que, nos autos, “estão presentes elementos da autoria e materialidade em relação aos delitos denunciados”.
Atualmente, Alessandro Neves encontra-se preso na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, enquanto Lúcio Leal permanece detido na casa do Policial Civil, em Belo Horizonte.

 

Prefeita sanciona projeto de lei que cria Dia da Imprensa em Ipatinga

Ipatinga– A prefeita Cecília Ferramenta (PT) sancionou a Lei 174/2013, baseada em um projeto do vereador Ademir Cláudio (DEM), que institui o Dia Municipal da Imprensa no calendário oficial da cidade. A data estipulada pela matéria é 8 de março, dia do assassinato do radialista Rodrigo Neto.
A proposta do parlamentar é celebrar, nesse dia, a importância do trabalho dos profissionais de imprensa de todas as áreas em Ipatinga. E, além disso, lembrar a memória tanto de Rodrigo, quanto de Walgney Carvalho.
“Esse projeto tem por objetivo garantir a verdade e a liberdade de imprensa sempre. Além disso, é uma forma de homenagear postumamente o Rodrigo e o Walgney e lembrar a luta deles e dos demais profissionais dessa área pela busca da verdade e as dificuldades que eles enfrentam diariamente”, afirma Ademir Cláudio.

Monumento
Além disso, será edificado na Praça dos Três Poderes, no Centro de Ipatinga, um monumento à imprensa. A peça será construída em aço inox, aço rústico e pedra bruta de granito, representando os Profissionais de Imprensa e sua luta diária pela rapidez, precisão e transparência da informação nos jornais, rádio, televisão e rede mundial de computadores.
“É importante lembrar que o projeto, a construção e instalação do Monumento não acarretará em gastos para os cofres públicos”, finalizou Ademir.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com