Nacionais

MP instaura inquérito para apurar rompimento

O coordenador do Núcleo de Combate a Crimes Ambientais e do Núcleo de Resolução de Conflitos Ambientais do Ministério Público de Minas Gerais, promotor Carlos Eduardo Ferreira Pinto, disse ontem (6) que o órgão instaurou um inquérito civil público para apurar o rompimento de duas barragens da mineradora Samarco na região de Mariana, em Minas Gerais.

“[O objetivo] é apurar de forma rigorosa e transparente esse rompimento que causou o maior dano ambiental da história do nosso estado”, disse. “Vamos verificar se havia alguma anomalia anterior na barragem. Uma barragem de rejeitos dessa magnitude não se rompe por acaso”, destacou o promotor, em entrevista à imprensa à tarde.
O promotor também informou que na segunda-feira (9) vai recomendar ao governo estadual que suspenda a licença do empreendimento até que se apure a sua regularidade como forma de garantir a segurança das comunidades.

Câmara de Timóteo arrecada
donativos para as vítimas
TIMÓTEO – A Câmara de Timóteo está solidária com a tragédia que ocorreu na última quinta-feira (5), no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). Para ajudar, a partir dessa segunda-feira (9), a sede do Legislativo e o Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) estarão com espaços reservados para receber doações que serão levadas até Mariana.
A CMT estará recebendo as doações até a próxima quinta-feira (12), durante todo do dia, de 7h às 18h, na sede. Já o CAC do Centro estará aberto de 7h às 17h30. Um caminhão vai sair no final de semana de Timóteo para fazer a entrega na cidade de Mariana. De acordo com a prefeitura de Mariana, a comunidade está precisando exclusivamente, no momento, das seguintes doações: material de higiene pessoal (toalha, papel higiênico, absorvente, fralda, sabonete, escova de dente, pasta de dente, etc); roupas íntimas (qualquer peça) e água mineral.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com