Cidades

Movimentos populares realizam Plebiscito pela Reforma Política

IPATINGA – De 1º a 7 de setembro acontece o Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Em todo o país, mais de 800 comitês estão responsáveis por coletar a opinião dos brasileiros sobre a seguinte questão: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?” Os movimentos populares de Ipatinga, liderados pela CUT Vale do Aço e pela Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, fazem parte do Comitê Leste de Minas e Vale do Aço, responsável pela organização do Plebiscito na região. Nesta semana, sindicatos, igrejas, associações e lideranças comunitárias farão a coleta de votos por meio de urnas fixadas em suas sedes ou itinerantes. Para votar é necessário apresentar um documento de identificação.

PLEBISCITO

Plebiscito é uma consulta à população, que aprova ou não uma questão. Embora não tenha valor legal, essa é uma forma que os movimentos populares encontraram de pressionar os governantes, já que mostra a vontade do povo sobre determinado assunto. Plebiscitos como esse, realizados em outros anos, foram capazes de influenciar as decisões políticas. Isso aconteceu, por exemplo, em 2002, com a entrega do Plebiscito da Alca. Depois dessa consulta, o governo não assinou o acordo.

REFORMA POLÍTICA
O Plebiscito da Constituinte é uma iniciativa que teve origem após as manifestações de junho de 2013, quando a reforma política foi colocada como pauta, mas os parlamentares se recusaram a atender a reivindicação das ruas. Por essa razão, os movimentos populares, igrejas, sindicatos e associações resolveram realizar uma grande consulta popular em todo o país sobre o tema. No final da votação, o resultado do Plebiscito será encaminhado a todas as autoridades e poderes da República com o objetivo de pressioná-los a convocar uma Constituinte exclusiva para realizar a reforma política.
Mais informações pelos telefones (31)3822-2640 ou (31)3822-1240.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com