Cidades

Mortes por Covid-19 aumentam e Ipatinga se aproxima de 100 óbitos

Casos confirmados de contaminação por coronavírus diminuem nas últimas semanas, mas situação ainda não está sob controle

IPATINGA – Com mais duas mortes confirmadas neste domingo, Ipatinga atinge um total de 100 óbitos por Covid-19, numa semana marcada por uma série de casos fatais.

A cidade registrou neste domingo 5.296 casos confirmados.

Depois de um recorde de 7 óbitos diários registrados na última quinta-feira-feira (23), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ipatinga voltou a registrar altos números de mortes na sexta-feira quando foram relatados 5 óbitos, e no sábado, quando foram contabilizados outros 4 casos fatais, elevando neste domingo para 100 o total de óbitos em Ipatinga. O aumento do número de mortes nos últimos dias, bem como o aumento dos casos confirmados de contaminação ao longo dos últimos 15 dias não permitem afirmar que a situação esteja sob controle na cidade, ainda que a semana de 19 a 25/07 mostre uma ligeira redução dos números de contaminação em relação à semana anterior, de 12 a 18/07. No mesmo período, os óbitos aumentaram, possivelmente em relação a pacientes que já estavam internados em estado grave.

Os casos deste domingo são uma paciente do sexo feminino e um do sexo masculino, tinham 55 e 69 anos respectivamente. Um foi atendido no Hospital Municipal Eliane Martins e outro no Hospital Márcio Cunha. Com os novos registros, o número de mortes na cidade, pelo novo coronavírus, já somam 97.

Um homem de 69 anos, morador do bairro Bethânia, morreu no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), onde foi assistido e teve teste positivo para a covid-19.

Os familiares das vítimas receberam as orientações protocolares quanto aos procedimentos para a realização dos sepultamentos. A outra vítima foi assistida pelo Hospital Márcio Cunha. Trata-se de uma mulher, de 55 anos, moradora do bairro Cidade Nobre. Ela também teve o exame positivo para a doença.

ÍNDICES

No decorrer desta semana, para justificar as medidas de isolamento que vem adotando, particularmente em relação a alguns setores comerciais, a Prefeitura justificou que em pouco mais de 40 dias, Ipatinga reduziu de forma significativa o indicador que define o grau de transmissibilidade de infecção (RT) pelo Coronavírus. No início do mês de junho, o índice estava em 1,99 (considerado o pior do Estado naquele período). Já no início do mês de julho, ele foi achatado para 1,09. E na última semana, entre os dias 12 e 18 de julho, esse percentual caiu ainda mais, descendo a 0,89.

LEITOS

A administração municipal recorreu ainda à taxa de ocupação de leitos para sustentar a adoção das medidas. “A ocupação de leitos de UTIs Covid/SUS teve ligeira redução, ficando nesta quarta-feira em 87%. A questão é que este último número, embora evidencie relativo avanço, ainda sinaliza para uma condição de alerta, uma vez que, mesmo com a ampliação de disponibilidade das UTIs, nos últimos dias, a ocupação está a apenas 13 por cento da totalidade”, disse o governo.

9 MORTES EM 2 DIAS

A Prefeitura de Ipatinga confirmou 9 óbitos pro coronavírus nos últimos dois dias. No sábado (25) foram quatro óbitos decorrentes de complicações por covid-19. Todos os pacientes são do sexo masculino, com idades entre 77 e 84 anos. Um deles foi atendido no Hospital Municipal Eliane Martins e outros três no Hospital Márcio Cunha. Com os novos registros, o número de mortes na cidade pelo novo coronavírus já somam 95.

HOSPITAL MUNICIPAL

Um homem de 80 anos, morador do bairro Limoeiro, morreu no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), onde foi assistido, com teste positivo para a covid-19.

Os familiares das vítimas receberam as orientações protocolares quanto aos procedimentos para a realização dos velórios e sepultamentos.

HMC

As outras três vítimas foram assistidas pelo Hospital Márcio Cunha. Uma delas era um homem de 77 anos, morador do bairro Esperança. Ele também já tinha o exame positivo para a doença. Os outros dois homens que vieram a óbito no HMC tinham 78 e 84 anos, eram moradores do bairro Bethânia e também tiveram exame positivo para o novo coronavírus.

SEXTA-FEIRA

Na sexta-feira (24), cinco óbitos decorrentes de complicações por covid-19. Todos os pacientes são do sexo masculino, com idades entre 50 e 88 anos. Dois deles foram atendidos no Hospital Municipal Eliane Martins e outros dois no Hospital Márcio Cunha. Com os novos registros, o número de mortes na cidade pelo novo coronavírus já somam 91.

Um homem de 50 anos, morador do bairro Canaã, morreu no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), onde foi assistido com teste positivo para a covid-19.

Também no HMEM, um homem de 83 anos morreu, após ter exame positivado para o vírus. Ele era morador do bairro Vila Formosa.

Os familiares das vítimas receberam as orientações protocolares quanto aos procedimentos para a realização dos velórios e sepultamentos.

UPA

Na Unidade de Pronto Atendimento, no bairro Canaã, um homem de 76 anos, morador do bairro Bom Jardim, foi a óbito, depois de ter recebido atendimento e testado positivo para a covid-19.

Seguindo os mesmos protocolos, os familiares da vítima receberam as orientações quanto aos procedimentos para a realização do velório e sepultamento.

HMC

As outras duas vítimas foram assistidas pelo Hospital Márcio Cunha. Uma delas era um homem de 88 anos, morador do bairro Limoeiro. Ele também já tinha o exame positivo para a doença.

Outro homem que veio a óbito também no HMC, de 75 anos, era morador do bairro Jardim Panorama e também teve exame positivo para o novo coronavírus.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com