Cidades

Mortes no Espírito Santo chegam a 27

O governo decretou situação de emergência em todas as 52 cidades atingidas        (Crédito: Assessoria de Comunicação/CBMES)

BRASÍLIA
– Boletim da Defesa Civil do Espírito Santo, divulgado no fim da tarde de ontem (26), aponta que 27 pessoas morreram em decorrência das chuvas no estado. Entre as causas estão soterramento, afogamento e infarto. Ontem, foram registradas cinco mortes no município de Baixo Gandu, duas em Colatina e uma em Barra de São Francisco

Segundo a Defesa Civil, 52 municípios foram afetados pelos temporais. O governo decretou situação de emergência em todas atingidas. Mais de 61 mil pessoas tiveram que deixar as casas. Dessas, 5.689 estão em abrigos e 55.690 estão em casas de parentes e amigos. Há localidades sem comunicação, água potável e energia elétrica.
Devido às chuvas, 78 bombeiros da Força Nacional de Segurança e 24 do Rio de Janeiro, além de 150 fuzileiros, também do Rio, estão ajudando no resgate das vítimas, com embarcações.

O Ministério da Saúde enviou ontem a segunda remessa de medicamentos para o estado. Além disso, dois coordenadores da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) serão deslocados para avaliar, junto com as autoridades locais de saúde, a necessidade do envio de equipamentos hospitalares e equipes especializadas em cirurgia para atendimentos de urgência em hospitais do norte do Espírito Santo.

Dilma visita hoje áreas atingidas em Minas
BRASÍLIA
– A presidenta Dilma Rousseff interromperá as férias para visitar hoje (27) as áreas afetadas pelas chuvas em Minas Gerais. De acordo com o ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira, durante a visita a presidenta vai oferecer ajuda ao governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB). Dilma embarcou com a família, ontem (26), para a Base Naval de Aratu, próximo a Salvador, onde passará o réveillon.

“Estamos indo amanhã (hoje) com a presidenta para poder oferecer ajuda que já foi oferecida por mim, enquanto ministro, ao governador do estado de Minas. Também queremos disponibilizar esta ajuda para o estado e já estamos envidando esforços para ajudar os municípios mais afetados”, disse ontem (26) o ministro que acompanhará a presidenta na viagem.

Segundo Teixeira, o governo já se reuniu com a bancada federal do estado e com quatro prefeitos das principais cidades para definir a ajuda. Teixeira disse que as novas medidas publicadas ontem no Diário Oficial da União vão agilizar o repasse de verbas para a execução de ações de resposta e recuperação nas áreas atingidas por desastres.

“Com essa nova medida provisória o componente se torna mais ágil. Vamos poder agora liberar de uma forma menos burocratizada, mais imediata, os recursos para poder reconstruir pontes, estradas, habitação para as populações que têm que sair da área de risco, drenagem urbana. Tudo aquilo que é necessário para reconstruir e para prevenir novos desastres será feito em uma velocidade muito maior do que está sendo feito hoje”, disse Teixeira.

A Medida Provisória (MP) publicada ontem altera a Lei nº 12.340, de 1º de dezembro de 2010, que dispõe sobre as transferências de recursos da União aos órgãos e entidades dos estados, do Distrito Federal (DF) e dos municípios. De acordo com o ministro as medidas se aplicam a qualquer caso de desastre natural no país, tanto com relação a chuvas, desmatamentos e a seca. “O governo federal vai liberar os recursos e só depois é que vamos avaliar os projetos e prestar contas destes recursos. Os valores serão liberados conforme os custos apresentados no plano de trabalho, de acordo com a necessidade e em função do nível do desastre”, complementou o ministro.

Governador sobrevoa cidades do Rio Doce
BH –
O governador Antonio Anastasia sobrevoou nesta quinta-feira (26) as áreas mais castigadas pelas chuvas em Minas Gerais, especialmente os municípios localizados no Vale do Rio Doce e Leste do Estado, entre eles, Resplendor, Itueta e Mantena. Após ver de perto os estragos causados pela força das águas em Governador Valadares e Aimorés, Anastasia determinou um esforço conjunto dos órgãos estaduais para apoio imediato à população atingida.

Em Minas, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), já foram registradas 18 mortes em consequência das intensas chuvas do período. Já são 26 os municípios que decretaram situação de emergência. Até esta quinta-feira, o número de desalojados chegava a 3.410 e o de desabrigados, 744. Foram destruídas 67 casas.

“A primeira coisa a se fazer agora é assistência. É preciso cestas básicas, materiais, como camas, colchões, água potável. É uma situação que já está atendida desde o primeiro dia e há um controle por parte da Defesa Civil. Depois, vem o processo mais complexo, que é o de reconstrução. O hospital de Aimorés, por exemplo, vai precisar ser praticamente reconstruído. Falava com o secretário Municipal de Saúde e vamos fazê-lo em parceria com a prefeitura”, afirmou o governador.

Com a expectativa de que haja uma estiagem nos próximos dias, será possível, segundo Anastasia, fazer uma avaliação do prejuízo causado pelas águas nos municípios.


Anastasia destacou a atuação da Defesa Civil em apoio à população e garantiu obras estruturais para
recuperação de pontes, estradas, etc       (Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG)

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com