Cultura

Morre Peter Fonda, estrela de “Easy rider — Sem destino”

Irmão da atriz Jane Fonda tinha 79 anos e sucumbiu a um câncer no pulmão

RIO – Um representante de Peter Fonda confirmou nesta sexta-feira a morte do ator de 79 anos, ocorrida de manhã em sua casa em Los Angeles. A causa oficial, segundo ele, foi a insuficiência respiratória devido a um câncer de pulmão. Filho do ator Henry Fonda, irmão da atriz Jane Fonda e pai da também atriz Bridget Fonda, Peter ficou famoso ao viver um dos motoqueiros do filme-símbolo da contracultura americana, “Easy rider — sem destino”, que completa 50 anos em 2019.

Peter foi indicado ao Oscar pelo roteiro de “Easy rider” e por seu papel como um apicultor em “O ouro de Ulisses” (1997). Ele ganhou um Globo de Ouro em 2000 pelo telefilme “The passion of Ayn Rand”. Peter foi casado três vezes. Sua esposa mais recente foi Margaret DeVogelaere.

Mais recentemente, o ator interpretou Mephistopheles no “Motoqueiro Fantasma” (2007) de Nicolas Cage e um motociclista, pela enésima vez em sua carreira, na comédia de John Travolta e Tim Allen “Motoqueiros selvagens” (também de 2007).

Peter Fonda nasceu em Nova York em 23 de fevereiro de 1939 e teve um relacionamento conturbado com seu pai famoso, Henry, com quem pouco conviveu.

CARREIRA

Sua carreira no show business começou na Broadway com o papel de soldado do Exército em “Blood, Sweat e Stanley Poole”. Ele recebeu o Daniel Blum e o New York Drama Critics Award como o jovem ator mais promissor de 1961.

Sua estreia no cinema veio com “Tammy and the doctor”, filme de 1963 com Sandra Dee. Ele antecipou seu futuro papel icônico em “Easy rider” com “The wild angels”, de Roger Corman, filme de 1966 em que ele interpretou o motociclista Heavenly Blue. Ele seguiu com outro filme de Corman, “The trip”, uma saudação ao LSD que foi escrito por Jack Nicholson e também contou com Dennis Hopper, os atores que estariam com ele em “Easy rider”.

Num comunicado, Jane Fonda disse: “Estou muito triste. Ele era meu irmãozinho de coração doce. O falador da família. Eu tive um belo tempo sozinho com ele nestes últimos dias. Ele saiu rindo.” Peter Fonda deixa esposa e dois filhos, Bridget e Justin.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com