Nacionais

Morre ex-ministro Eduardo Portella

BRASÍLIA – Morreu nesta terça (2) no Rio de Janeiro, aos 84 anos, o escritor, professor e ex-ministro da Educação Eduardo Portella, ocupante da Cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Portella teve uma parada cardíaca no Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul do Rio, onde havia sido internado no domingo (30).
O corpo está sendo velado no Salão dos Poetas Românticos, no Petit Trianon, sede da ABL, no centro do Rio. Nesta quarta-feira (3), às 10h30, será celebrada missa de corpo presente e, em seguida, o corpo será levado para o mausoléu da Academia, no Cemitério São João Batista, em Botafogo.

MINISTRO

Funcionário do Ministério da Educação e Cultura desde 1956, Eduardo Portella foi nomeado titular da pasta em 1979, no início do governo de João Figueiredo, o último presidente do regime militar. Permaneceu pouco mais de um ano à frente do ministério, do qual foi demitido por ter apoiado a greve dos professores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
Na ocasião, ficou famoso pela frase “Não sou ministro. Estou ministro”, com a qual quis demonstrar a consciência da transitoriedade da sua passagem pelo ministério do governo militar. Recebeu o apoio de intelectuais que faziam oposição ao regime, como o escritor Alceu de Amoroso Lima.
O escritor deixou a viúva Célia Portella e uma filha, Mariana.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com