Cidades

Moradores aprovam coleta seletiva ampliada

TIMÓTEO – Nesta quinta-feira (18), a prefeitura de Timóteo, em parceria com a Ascati e Grupo Gestor, promoveu o lançamento da ampliação do Programa de Coleta Seletiva, que passará a atender de forma integral os bairros-piloto Santa Maria, Olaria, Cruzeirinho, Quitandinha, Vila dos Técnicos e Centro Norte. O evento foi realizado pela manhã na Praça do Olaria e na sequência houve mobilização com panfletagem junto aos moradores dos bairros contemplados.

O programa entra efetivamente em operação no dia 5 de janeiro próximo. O projeto de ampliação é resultado da adesão ao Programa Minas Sem Lixões, da Fundação Estadual do Meio Ambiente, com suporte técnico da Fundação Israel Pinheiro. A coleta seletiva será realizada pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Timóteo (Ascati), com o apoio da Prefeitura, através da Secretária Municipal de Meio Ambiente, Trânsito e Serviços Urbanos com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

“Este projeto tem um significado muito grande para a proteção do meio ambiente e a geração de renda dos catadores. Conforme os estudos feitos, com a adesão dos moradores ao projeto a Ascati poderá duplicar a capacidade de reciclagem, que atualmente é de 16 toneladas/mês, em média”, aponta o secretário de Meio Ambiente, Marinho Teixeira.

A coleta seletiva nos bairros-piloto será feita nos domicílios. Nos demais bairros, serão instalados Postos de Entrega Voluntária (PEVs) em pontos estratégicos de forma gradativa. Os moradores também poderão levar os materiais recicláveis para a sede da Ascati, de segunda a sexta-feira, de 8 às 16h.

APROVAÇÃO
“Esta ideia é fabulosa e necessária. Morei nos Estados Unidos durante 20 anos, e lá criei o hábito de separar o lixo reciclável dos resíduos. No prédio em que morava havia um local próprio para o descarte, enquanto nas casas mais afastadas, que não contavam com o coletor, os moradores levavam para uma estação de recebimento”, avalia o morador Ozéias Félix, comerciante do bairro Olaria. Félix considerou fundamental a adesão dos moradores para o sucesso do projeto.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com