Cidades

Monitoramento prevê outubro com fortes chuvas em Ipatinga

Defesa Civil de Ipatinga trabalha efetivamente nas operações de vistorias e orientações; ação inclui campanha educativa

 

IPATINGA – Em virtude das chuvas fortes previstas para os últimos três meses do ano no Vale do Aço, as equipes da Coordenadoria de Defesa Civil (Comdec) de Ipatinga desenvolvem ações de caráter preventivo. Para as próximas semanas, está prevista a segunda edição da campanha educativa voltada para os alunos da rede municipal de ensino de Ipatinga.
De acordo com o secretário de Governo da Prefeitura de Ipatinga, Arlen Ferreira, a campanha tem atingindo os objetivos esperados devido ao comprometimento dos agentes da Defesa Civil e dos estudantes. Para essa nova edição da campanha, haverá um atrativo a mais para os alunos. O chefe da Comdec, Noé Pedro, produziu um vídeo para ser exibido nas salas de aula. Na produção, por meio de imagens, os alunos poderão assistir momentos críticos, vivenciados por outras pessoas durante os períodos de chuvas.
O chefe da Comdec destacou o compromisso das equipes da Defesa Civil e dos alunos como ferramenta fundamental para o sucesso da primeira campanha. “Se não tivemos nenhum registro grave com as fortes chuvas em Ipatinga no ano passado, o mérito é do trabalho preventivo e das pessoas que se conscientizaram da importância de também contribuir, evitando construir em área de risco e ainda se precavendo. Importante lembrar que centenas de municípios decretaram situação de emergência por causa das chuvas e nós, felizmente, não tivemos nenhuma situação grave”, concluiu Noé.
O Sistema de Monitoramento e Alerta denominado Clima Tempo prevê fortes chuvas para o Vale do Aço somente a partir do mês de outubro de 2012. Por isso, mesmo fora dos períodos propícios para as fortes chuvas, a Defesa Civil de Ipatinga trabalha efetivamente nas operações de vistorias e orientações. Na área administrativa, as ligações para o telefone de emergência (199) são atendidas 24h.

DICAS DA DEFESA CIVIL

EM CASO DE VENDAVAL:
Revise a resistência de sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado; desligue os aparelhos elétricos e o gás; desloque para o piso térreo todos os objetos que possam cair.

EM CASO DE DESLIZAMENTO DE ENCOSTAS:
Avise aos seus vizinhos sobre o perigo, no caso de casas construídas em áreas de risco de deslizamento; avise, também, imediatamente, ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil; convença as pessoas que moram nas áreas de risco a redobrarem a atenção durante o período das chuvas; você pode fazer junto com a sua comunidade um plano de evacuação.
Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas de água, avise imediatamente à Defesa Civil, 199, ou Corpo de Bombeiros, 193.

EM CASO DE INUNDAÇÃO:
Não deixe crianças trancadas em casa sozinhas; mantenha sempre pronta água potável, roupa e remédios, caso tenha que sair rápido da sua casa; conheça o Centro de Saúde mais próximo da sua casa, pode ser necessário; avise aos seus vizinhos sobre o perigo, no caso de casas construídas em áreas de risco de deslizamento; avise, também, imediatamente, ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil; convença as pessoas que moram nas áreas de risco a redobrarem a atenção durante o período das chuvas; avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil sobre áreas afetadas pela inundação.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com