Nacionais

Ministros do STF recebem a Ordem do Congresso Nacional

O ministro do STF Ricardo Lewandowski, o ex-ministro Ayres Britto e a ministra Cármen Lúcia receberam de Marco Maia e José Sarney a Ordem do Congresso Nacional       (Crédito: Antonio Cruz/ABr)

BRASÍLIA – Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia Antunes Rocha e Ayres Britto (aposentado) foram agraciados nesta quarta-feira (12) com a Ordem do Congresso Nacional, no grau de Grã-cruz, em cerimônia realizada no Salão Nobre do Congresso Nacional.

Os ministros receberam das mãos do presidente do Senado, José Sarney, a insígnia da Ordem do Congresso Nacional, enquanto que o diploma foi entregue pelo presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. O ministro Cezar Peluso (aposentado) também foi agraciado, mas não pôde comparecer à cerimônia.

O ministro Ricardo Lewandowski, vice-presidente da Suprema Corte, recebeu a Ordem do Congresso Nacional pelos relevantes serviços prestados à nação quando presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na condução das Eleições Gerais de 2010.

Também pela condução dos trabalhos à frente da mais alta Corte Eleitoral do país, recebeu a insígnia a ministra Cármen Lúcia, atual presidente do TSE e que comandou as Eleições Municipais deste ano. Já a homenagem prestada ao ministro Ayres Britto foi pela atuação durante sua gestão na Presidência do Supremo Tribunal Federal.

O ministro Ayres Britto discursou em nome dos homenageados enaltecendo a harmonia e a independência entre os Poderes da República, onde “cada qual exerce suas funções com altivez”, afirmou. “Os Poderes são independentes e é preciso muita coragem para assumir a própria independência”, disse Ayres Britto, ao agradecer a honraria.

O senador José Sarney explicou que a condecoração é fruto de uma escolha de consenso entre as lideranças partidárias. Segundo ele, a honraria é “uma valiosa contribuição para a harmonia entre os poderes e o equilíbrio das instituições”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com