Cidades

Ministro da Saúde visita Ipatinga

O ministro Alexandre Padilha veio primeiro a Ipatinga (na foto, com a candidata do PT, Cecília Ferramenta) e depois seguiu para Governador Valadares    (Crédito: Nadieli Sathler)


IPATINGA
– O Ministro da saúde do governo da presidenta Dilma Roussef, Alexandre Padilha, esteve em Ipatinga neste domingo (9) para cumprir agenda de campanha com os candidatos a prefeito do Partido dos Trabalhadores nas principais cidades da região.
Apesar de ser uma visita de cunho eleitoral, o representante do governo federal concedeu entrevista e falou dos projetos que podem amenizar os vários problemas na área da saúde vividos pelo município.
“O governo federal já tem colocado recursos disponíveis para todos os municípios da Região. É muito importante os debates das eleições municipais, porque depende muito dos prefeitos, pois é o poder municipal que apresenta os projetos e, tecnicamente, as propostas para que os recursos venham para a cidade”, falou.
Padilha usou como exemplo a intervenção do prefeito de Coronel Fabriciano Chico Simões (PT) para reabertura de um hospital privado em uma unidade totalmente pública, com financiamento pelo SUS, com a parceria do Ministério da Saúde, Prefeitura e Governo do Estado.
“O Ministério da Saúde criou um programa para reduzir as filas das cirurgias, por isso repassa mais verbas para que os municípios possam contratar junto aos hospitais filantrópicos e públicos. Mas depende do município, ao captar recursos, chamar o hospital a se envolver nesse projeto de redução da fila de cirurgia”, exemplificou.

SAMU

Sobre as possibilidades de regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o ministro contou que, em várias regiões mineiras, o serviço foi ampliado, graças ao empenho das cidades-polo.
“Já colocamos à disposição do governo estadual a regionalização com a universalização do SAMU. Estive no Sul de Minas no sábado e lá, no polo de saúde de Varginha, esse serviço funciona a pleno vapor. Acabamos de expandir o SAMU na região Norte de Minas até o Vale do Jequitinhonha. É fundamental o SAMU regional, pois salva vidas, e isso depende muito dos municípios e do Estado para se concretizar”, avaliou.

HOSPITAL
Ainda na perspectiva de Região Metropolitana, Padilha falou que o Hospital Municipal de Ipatinga precisa ser regionalizado para que haja complementação na rede de saúde. “No hospital que nós acabamos de abrir em Coronel Fabriciano, além de atender à população do município, pode estender para alguns casos e tipos de tratamento. Hoje um grande desafio que temos é levar o tratamento do câncer cada vez mais para o interior”, afirmou.
As projeções para interiorizar as políticas públicas de tratamento para o câncer são aquisição de novos aparelhos de radioterapia pelo Ministério da Saúde. Padilha destacou que este é o maior projeto de expansão já feito no país.
“São 80 novos tipos de equipamento para colocar no interior do país, e regiões como o Vale do Aço merecem expandir o tratamento do câncer. Para que as pessoas possam fazer o diagnóstico e começar a tratar da doença no menor espaço de tempo possível, sem precisar sair da sua região e do conforto da sua família”, colocou.

ATENÇÃO PRIMÁRIA
Outro destaque feito por Padilha foram as muitas reformas e ampliação em unidades básicas de saúde em todo o país. Segundo ele, ao todo 4 mil novos postos estão sendo construídos, 9 mil ampliados e outros 11 mil reformados.
“Uma boa saúde sempre começa com a prevenção, com o cuidado à saúde mais perto de onde as pessoas vivem, que são nas unidades básicas de saúde. Precisamos dar condições de trabalho aos médicos na atenção básica. Tem que dar conforto para a população na unidade de saúde, com condições dignas e adequadas, com atendimento humanizado”, finalizou.

Você também pode gostar

Cidades

Ministro da saúde visita Ipatinga

IPATINGA – O Ministro da saúde do governo da presidenta Dilma Roussef, Alexandre
Padilha, esteve em Ipatinga neste domingo (9) para cumprir agenda de campanha com
os candidatos a prefeito do Partido dos Trabalhadores nas principais cidades da região
do Vale do Aço.
Apesar de ser uma visita de cunho eleitoral, o representante do governo federal
concedeu entrevista e falou dos projetos que podem amenizar os vários problemas na
área da saúde vividos pelo município.
“O governo federal já tem colocado recursos disponíveis para todos os municípios da
região, é muito importante os debates das eleições municipais por que depende muito
dos prefeitos, pois é o poder municipal que apresenta os projetos e tecnicamente as
propostas para que os recursos venham para a cidade”, falou.
Padilha usou como exemplo a intervenção do prefeito de Coronel Fabriciano Chico
Simões (PT) para reabertura de um hospital privado em uma unidade totalmente pública
com financiamento pelo SUS, com a parceria do Ministério da Saúde junto a Prefeitura
e governo no estado.
“O Ministério da Saúde criou um programa par reduzir as filas das cirurgias, por
isso repassa mais verbas para que os municípios possam contratar junto aos hospitais
filantrópicos e públicos. Mas, depende do município ao captar recursos chamar o
hospital a se envolver nesse projeto de redução da fila de cirurgia”, colocou.

SAMU
Sobre as possibilidades de regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de
Urgência, o ministro contou que em várias regiões mineiros o serviço foi ampliado
graças ao empenho das cidades polo.
“Já colocamos a disposição do governo estadual a regionalização com a universalização
do SAMU. Estive no Sul de Minas no sábado, e lá no polo de saúde de Varginha esse
serviço funciona a pleno vapor. Acabamos de expandir o SAMU na região Norte de
Minas até o Vale do Jequitinhonha. É fundamental o SAMU regional pois salva vidas, e
isso depende muito dos municípios e do estado para se concretizar”, ponderou.
O ministro falou ainda sobre os projetos de reformas de unidades de saúde, a aquisição
de aparelhos de radio terapia feitas pelo governo federal para vários hospitais do país.
Mais informações na edição do DIARIO POPULAR.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com