Nacionais

Mineração Usiminas obtém recertificação na ISO 9001

IPATINGA – A Mineração Usiminas é a primeira mineradora do país e uma das empresas pioneiras no Brasil a obter a recomendação para a recertificação na ISO 9001:2015, nova versão da norma referente à gestão da qualidade. A auditoria de certificação foi conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), referência mundial na área, entre os dias 20 e 24 de março.
De acordo com Arley Júlio Pereira, líder dos auditores, os pontos positivos encontrados durante as inspeções realizadas nas áreas da companhia, como os projetos de redução de custos implementados e o comprometimento dos empregados com as ferramentas de gestão, contribuíram para que a Mineração Usiminas fosse pioneira no segmento minerário no que diz respeito à recertificação da norma na versão 2015, já que o prazo para esta adequação vai até setembro de 2018.
O auditor líder ainda falou sobre a forma como a MUSA recebeu a auditoria. “Quando a empresa é robusta e o sistema de gestão é eficaz, não é necessário se preparar para as auditorias. E foi o que notamos nas visitas, quando avaliamos o processo de maneira contínua, vendo o dia a dia da empresa”, afirmou Arley.
O diretor-executivo da Mineração, Wilfred Theodoor Bruijn, o Bill, ressaltou a importância de passar por um processo profundo de auditoria, o que traz uma crítica construtiva e fundamentada sobre o processo, além de levantar as oportunidades de melhoria. “Isso faz com que possamos evoluir ainda mais e entregar um produto com cada vez mais qualidade”.
Com a recertificação, a intenção é aumentar a confiança do cliente no sistema de gestão da qualidade baseado na ISO 9001 e na capacidade da empresa em fornecer produtos e serviços em conformidade com requisitos pré-estabelecidos do mercado.

USIMINAS
No segundo semestre de 2016, a Usiminas já havia se tornado uma das primeiras empresas de todo o país a receber a recertificação ISO 9001 2015. A empresa iniciou um trabalho preparatório, a partir da divulgação da primeira prévia da nova norma de qualidade, identificando e planejando as ações necessárias para a evolução do Sistema de Gestão da Qualidade da empresa. A iniciativa permitiu à Usiminas adiantar em dois anos o processo de transição para a nova versão da certificação.
O processo de auditoria foi conduzido pelo Bureau Veritas Certification (BVC) e envolveu a Usina de Ipatinga, a Usina de Cubatão, a Sede, em Belo Horizonte, o CEA, em São Paulo, o Porto de Vitória e os Centros de Distribuição (CD’s).
Crédito foto: MPerez

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com