Cidades

Mineirão recebe simulado de ataque químico e nuclear

BH – Referência em segurança e saúde, Minas Gerais recebeu na quinta-feira (22) o último simulado de ataque Químico, Radiológico, Biológico e Nuclear (QBRN) preparatório para a Copa do Mundo de 2014. A atividade contou com a atuação de mais de mil profissionais e testou o atendimento pré-hospitalar e hospitalar de Belo Horizonte e a integração entre as forças de salvamento em acidentes que envolvem múltiplas vítimas.

A experiência no Gigante da Pampulha começou com a simulação da explosão de um artefato contaminado com substância fictícia “QBRN” na arquibancada e outra na esplanada, atingindo 200 torcedores. Em um cenário de catástrofe, o Corpo de Bombeiros iniciou a evacuação do estádio e o atendimento.

Foram acionados os protocolos de QBRN (agentes químicos, biológicos, radiológicos e nuclear), que envolvem a detecção, identificação e descontaminação no local, etapa realizada pelo Exército e pelo Corpo de Bombeiros. Em seguida, entraram em ação as forças de saúde para o atendimento das vítimas contaminadas, seguida pela classificação de risco em tendas para que os pacientes fossem ser distribuídos pelos hospitais referência de forma organizada.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com