Esportes

Mineirão é o primeiro estádio a receber gramado

A grama foi plantada em abril deste ano numa fazenda de Bonsucesso e começou a ser replantanda no estádio ontem (Crédito: Agência Minas)

BH – A grama do Mineirão começou a ser plantada na manhã desta sexta-feira (09). Trata-se do primeiro estádio em construção para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 a receber o gramado. Com o fim das obras marcado para 21 de dezembro, o Mineirão estará preparado para receber sua partida inaugural no primeiro trimestre de 2013. “Hoje é uma data histórica no calendário deste grande estádio por ser o primeiro do país a mostrar seu tapete verde. O estádio estará pronto para receber sua partida inaugural no final de janeiro ou início de fevereiro”, disse Tiago Lacerda, secretário de Estado Extraordinário da Copa.

A grama do Mineirão foi plantada em abril deste ano numa fazenda de Bonsucesso, interior do estado. Após ser lavado a seco, o material foi transportado em caminhão refrigerado a 5º C até a capital. No total, cerca de 540 mil mudas serão plantadas no gramado de 105m x 68m de dimensão. Serão todas colocadas à mão sobre uma camada arenosa formada de matéria orgânica, fibra e resíduos elásticos.

Após o plantio, uma máquina conhecida como cultivadeira vai rolar sobre o tapete verde para fixar as mudas ao solo. A previsão é de que o plantio da espécie Bermuda Celetration seja finalizado em uma semana. “Essa grama é mais resistente que as demais espécies. Combinado com as condições climáticas de Belo Horizonte, o gramado do Mineirão tem todas as condições para ser um dos melhores do país”, explica Ricardo Barra, diretor-presidente da Minas Arena, empresa responsável pelas obras e futura operadora do estádio. Segundo o engenheiro, o período chuvoso do verão belorizontino é propício ao desenvolvimento da espécie. “A espécie é adequada ao clima da cidade. Uma outra espécie, típica de inverno, será semeada após o verão”, diz Barra.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com