Cultura

Minc aprova restauração do Casarão em Antônio Dias

IPATINGA – O Ministério da Educação e Cultura, por meio da Lei Rounaet, aprovou o projeto que prevê obras de recuperação arquitetônica de um dos mais importantes sobrados históricos da cidade de Antônio Dias e de toda a região: o Casarão da praça Ana Angélica. A proponente do projeto foi a Associação Local do Patrimônio Histórico e Artístico de Antônio Dias (ALPHA).
A recuperação visa além da recuperação arquitetônica, a implantação futura de um centro cultural comunitário, antiga reivindicação da população. O projeto contempla, portanto, além de aspectos da restauração e recuperação do imóvel, a sua completa adaptação para o novo uso, devidamente discutido e planejado com a comunidade do município de Antônio Dias.
Conforme os proponentes, a proposta de intervenção no Casarão, localizado na Praça Ana Angélica, em Antônio Dias, se baseia no pedido da comunidade local que busca reinseri-lo na dinâmica da cidade, integrando-o às necessidades da vida local, sem, contudo, deixar de observar os princípios que norteiam o processo de restauro. Isto irá fomentar a cadeia produtiva da economia da cultura local, já que o novo espaço, uma vez recuperado, gerará oportunidade de trabalho artístico cultural no próprio processo da obra de restauração e, futuramente, com a implantação do novo espaço. Esta obra de restauração irá reintegrar o Casarão, à paisagem urbana e à vida cotidiana, recuperando a sua importância histórica.

O CASARÃO
Situado na Praça Ana Angélica, área central de Antônio Dias, o sobrado construído entre os anos de 1835 e 1850 pelo Coronel Manoel de Barros de Araújo Silveira já cumpriu várias funções para a comunidade como:
1850-1924 – Casa Unifamiliar
1924 -1940- Sede da Companhia Vitória-Minas
1940 -1954 – Sede da Companhia Vale do Rio Doce
1965 -1979 – Sede do Ginásio Estadual Prof. Letro
1980 -2015 – Ocupações flutuantes: Biblioteca Pública Municipal, Juizado Informal de Pequenas Causas, Almoxarifado da Prefeitura, Serviço Integrado de Assistência Tributária Estadual, posto telefônico, funerária, abrigo emergencial para duas famílias.
Conforme a ALPHA, as vaias utilizações do casarão são suficientes para constatar a importância social do imóvel para a cidade, valorizando o patrimônio Cultural local, elevando o sentimento de pertencimento comunitário e ampliando o turismo cultural.

O PROJETO

Em 2013, houve uma conversa entre a prefeitura de Antônio Dias e a Vale, a partir da qual a Vale contratou a empresa Artmanagers, de Belo Horizonte, para criar o projeto arquitetônico de restauração e inscrevê-lo no edital da Lei Rouanet, além de acompanhar seu processo até a aprovação. Uma vez aprovado, em nome da ALPHA – Associação Local do Patrimônio Histórico e Artístico de Antônio Dias – o projeto foi entregue à comunidade que irá realizar sua captação em parceria com a empresa Fino Trato Produção Cultural.
Após a restauração o projeto arquitetônico prevê a área de serviço, um café, pequeno auditório com 51 lugares, o espaço “Viva!” dedicado à contação de estórias para crianças, onde também poderão ocorrer sessões de filmes ao ar livre, pequenas feiras e demais reuniões da comunidade, salas de dança, música e oficinas, além da área administrativa, criando um centro cultural qualificado que poderá gerar ocupação permanente de jovens e adultos, com atividades socioculturais de alto valor social. As atividades culturais a serem desenvolvidas no futuro espaço restaurado poderão, de forma transversal, contribuir para com o processo educacional local, ampliando a oferta de programas extracurriculares para as escolas da rede pública de ensino.
A ALPHA em parceria com a Prefeitura Municipal de Antônio Dias, realizou uma reunião na Câmara Municipal de Antônio Dias para apresentar a toda comunidade o projeto de restauração e dialogar sobre a Educação Patrimonial salientando a importância de se preservar os bens culturais do Município.

EQUIPE TÉCNICA
ALPHA – Proponente e Direção Geral; Flávio Grillo – Arquiteto Projetista; Drummond Consultoria Eirelli – Coordenação Administrativo-financeiro e prestação de contas; Fino Trato Produção Cultural – Produção Cultural e Captação – 31 988299591; e Maria Cloenes – Coordenadora Geral – 31 988552438.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com