Cidades

Minas terá um dos mais modernos centros de biotecnologia do mundo

A presidenta Dilma Rousseff e o governador Antonio Anastasia durante a solenidade de anúncio do complexo biotecnológico     (Crédito: Omar Freire/Imprensa MG)

BH – Uma parceria entre a iniciativa privada, o Governo de Minas e Governo Federal vai garantir a retomada da produção de insulina no país que será distribuída de forma gratuita para a população por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS. A fábrica que produzirá o medicamento será construída em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e vai se tornar um dos mais modernos centros de biotecnologia do mundo.

O anúncio aconteceu nesta terça-feira (16), em Belo Horizonte, em evento que contou com a presença do governador Antonio Anastasia e da presidenta da República Dilma Rousseff. Com a produção da indústria mineira, o Brasil entrará para o seleto grupo de países a fabricar o medicamento contra o diabetes. Hoje, apenas Estados Unidos, Alemanha e Dinamarca possuem a tecnologia para produção da insulina humana.

TECNOLOGIA
Para o governador Anastasia, além de garantir mais segurança para a saúde das pessoas, a fabricação do medicamento, realizado com alta tecnologia, vai ao encontro do grande objetivo do governo de Minas de inserir o Estado na nova economia. “Nós estamos dando um passo muito importante no grande esforço nosso, de Minas Gerais, no incentivo à nova economia. Temos, no caso da biotecnologia, um dos aspectos mais relevantes dessa economia do século XXI, que é importante para o nosso desenvolvimento. Minas Gerais tem se esforçado muito e tem realizado, em parceria com os nossos empresários, avanços muito importantes. Essas instituições em nosso Estado representam um grande patrimônio”, afirmou o governador.

A presidenta Dilma destacou a importância da empresa e disse que há, hoje, um ambiente muito favorável para o seu estabelecimento. “Eu acredito que a Biomm surge no Brasil num momento em que todos nós olhamos o Brasil e sabemos que não é inadmissível, que não é uma pretensão exagerada, que não é uma mania de alguns, ter uma empresa produtora de insulina no Brasil”, disse.

PRODUTO
Na unidade da indústria de medicamentos biotecnológicos Biomm serão produzidas insulina humana recombinante e outras proteínas de interesse terapêutico. Atualmente toda a demanda por insulina é suprida com importação. Os investimentos previstos são da ordem de cerca de R$ 350 milhões. O empreendimento irá gerar 208 empregos diretos e 624 empregos indiretos.

PARCERIA

O projeto será desenvolvido em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e terá financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com