Cidades

Minas segue como maior produtor de leite do Brasil

A Emater assiste, por meio do programa Minas Leite, a 1.131 propriedades dedicadas à produção de leite

BH – Segundo dados da Pesquisa de Produção Pecuária Municipal, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, foram produzidos 32,1 bilhões de litros de leite em todo o Brasil. Entre 2010 e 2011, a produção nacional cresceu 4,5%. No balanço total, Minas concentrou a maior parte da produção do país (27,3%) e também o maior número de vacas ordenhadas.
Em seguida, as produções de maior expressão são do Rio Grande do Sul (12,1%), Paraná (11,9%) e Goiás (10,9%). “O estudo consolida a importância estratégica do Estado na produção de proteína de origem animal, atendendo ao crescente consumo “per capita”, analisa o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elmiro Nascimento. Patos de Minas, no Alto Paranaíba, mereceu uma menção especial por estar entre os três maiores produtores do país.

ESTÍMULO
Uma das iniciativas que propiciam o desenvolvimento do setor leiteiro no estado é o Minas Leite. Coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e executado Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), o programa visa modernizar toda a cadeia produtiva do leite no Estado, gerando aumento de produtividade e renda.
A Emater assiste atualmente, por meio do programa, a 1.131 propriedades dedicadas à produção de leite. A meta para 2012 é levar as boas práticas de produção a 1.150 fazendas.
Com o suporte do Minas Leite, os produtores familiares recebem orientações dos técnicos da Emater-MG para conduzir suas propriedades leiteiras de forma mais eficiente, utilizando os recursos disponíveis. Administração da propriedade, cuidados com a saúde dos animais e a adequação da alimentação preservação do meio ambiente estão entre os temas abordados.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com