Cultura

Minas pelas lentes do fotógrafo Sérgio Mourão

As 45 imagens apresentadas nesta mostra são parte de uma pesquisa do fotógrafo que há mais de 15 anos viaja pelas cidades mineiras

 

TIMÓTEO – Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer e Juventude, apresenta a exposição “Minas Gerais Encantos & Tradições”. A mostra divulga as belezas, os encantos, as manifestações e as tradições de Minas Gerais pelas lentes do fotógrafo Sérgio Mourão. A exposição será aberta nesta terça-feira, às 15h, e permanecerá até outubro.
Muitas tradições, grupos folclóricos, manifestações religiosas, culturais, musicais de Minas estão se perdendo no tempo. Um dos motivos é exatamente por não ter o reconhecimento ou a divulgação merecida, e, consequentemente, não há o despertar de novos agentes para a sua continuidade.
As 45 imagens apresentadas nesta mostra são parte de uma pesquisa do fotógrafo que, há mais de 15 anos, viaja pelas cidades e, com certeza, não é uma tarefa fácil “selecionar” tanta coisa importante e encantadora.
Enfim, a ideia é mostrar Minas Gerias de uma forma diferente, que faz e acontece e que quase nunca está na mídia. Do Norte, do Sul, do Leste e do Oeste. E não é somente nos locais tradicionais, insistentemente mostrados. O que se propõe é estender essas imagens para além das montanhas das cidades históricas e da grande BH. Afinal, “Minas são várias”, como diria o nosso ilustre e saudoso Afonso Arinos, e completado pelo fotógrafo Sérgio Mourão: “e todas cabem nas nossas lentes encantadas”.

CARREIRA
Sérgio Mourão é jornalista e repórter fotográfico há mais de 30 anos e, nos últimos 15 anos, está envolvido com o turismo, captando, registrando, catalogando e divulgando o rincão das várias Minas Gerais, no que tange à cultura e meio ambiente. Seus registros fotográficos já ultrapassaram a casa de um milhão de fotos, em mais de 650 municípios e umas cinco mil comunidades, distritos e povoados.
Sérgio Mourão é ainda editor de cartões postais, responsável por coleções em mais de 200 cidades de Minas Gerais, inclusive em todas as cidades do Vale do Aço, tendo hoje mais de três mil títulos e cerca de cinco milhões de unidades circulando mundo afora. É autor dos bancos oficiais de imagens fotográficas da SETUR/MG, Secretaria Estadual de Turismo, da FCVB – Federação Mineira de Convention e Visitors Bureaux. Suas fotos fazem parte da sala Minas Caminhos e Descaminhos, do Museu Memorial de Minas Gerais da Vale, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com