Cidades

Minas Gerais começa a definir candidaturas

(DA REDAÇÃO ) – Os contornos do cenário eleitoral em Minas Gerais começam a se definir com os registrados das primeiras candidaturas. O PSDB de Minas Gerais realizará no próximo sábado (28) a Convenção Estadual que definirá os nomes dos candidatos do partido ao Governo de Minas, à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa. O evento ocorrerá, a partir das 13h, na arena do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Além do pré-candidato ao Governo do Estado, senador Antonio Anastasia, está prevista a presença do presidente nacional do partido e candidato à presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin.

INFERNO ASTRAL

Já o governador Fernando Pimentel, que enfrenta uma séria crise política, que se acentuou com a debandada de parte do MBD após a decisão da ex-presidente Dilma Rousseff ser candidata ao Senado por Minas Gerais, é pré-candidato do PT à reeleição. As candidaturas petistas vão nacionalizar as eleições em Minas Gerais, em função da prisão do ex-presidente Lula. A luta pela liberdade de Lula e a defesa de sua candidatura à Presidência, colocam as candidaturas mineiras no centro das atenções,embora em patamares bem diferentes. Enquanto Dilma lidera as intenções de voto para o Senado, o governador Fernando Pimentel vive um verdadeiro “inferno astral” em seu governo, seja por causa da crise política ou da difícil situação econômica do Estado, o que o coloca em maus lençóis com boa parte do funcionalismo público.

PSB

O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), também segue em sua pré-campanha pelo interior do Estado, onde tem se encontrado com lideranças, reiterado sua disposição de disputar o pleito e buscado alianças com outros partidos, entre os quais o PDT, de Ciro Gomes, a quem Lacerda já hipotecou apoio.

DEMOCRATAS

O pré-candidato ao governo de Minas Gerais pelo Democratas, deputado federal Rodrigo Pacheco, aposta que seria um caminho “natural” a convergência de partidos, no estado, à sua pré-candidatura em razão do apoio nacional das siglas do denominado “Centrão” ao pré-candidato à presidência da República Geraldo Alckmin (PSDB). Pacheco e Ana Paula (PP), pré-candidata na sua chapa ao cargo de vice-governadora, participaram da convenção do Avante, que referendou o apoio da legenda a eles na caminhada rumo ao governo de Minas Gerais, e reuniu dezenas de lideranças políticas e representantes da sociedade civil na capital mineira.

Conforme o pré-candidato, que é presidente do Democratas em Minas Gerais, a inclinação dos partidos em apoio ao nome de Alckmin torna possível essa composição em Minas.

“Eu acho que, neste momento, os partidos têm que conversar entre si, o Democratas com o PSDB e com os outros partidos, mas eu mantenho firme a minha candidatura e, neste momento, que o Centrão apoia uma candidatura do PSDB em nível nacional à Presidência da República, seria muito natural que os partidos apoiassem o Democratas em Minas Gerais”, afirmou.

A leitura otimista, contudo, fica um tanto comprometida pelo fato do PSDB ter candidato próprio ao governo de Minas, o que, na verdade, coloca Pacheco em situação difícil.

NOVO

O Partido NOVO definiu no sábado (21), em Belo Horizonte a chapa que irá disputar as eleições 2018.  Ao todo são 65 candidatos, sendo: governador e vice, 1 senador com 2 suplentes, 23 deputados estaduais e 37 deputados federais. A decisão da nominata foi feita pelos convencionais, formado pelos membros do diretório estadual e pelo presidente municipal de Belo Horizonte.

Romeu Zema é o candidato ao Governo de Minas Gerais, Paulo Brant, candidato a vice-governador e Rodrigo Paiva, candidato ao Senado. O evento que foi realizado no The One, das 10h às 12h, contou com cerca de 300 pessoas.

O araxaense Romeu Zema que está fazendo a pré-campanha mais barata – com seu próprio carro, dirigindo a maior parte do tempo, tendo visitado até hoje mais de 120 cidades e rodado mais de 35 mil km -, destacou o desejo da população mineira por mudanças. “Estamos plantando algo muito mais grandioso que somente esta eleição. Estamos semeando a mudança e a renovação. Quero devolver Minas aos mineiros”, afirmou Zema que complementa: “nós vamos continuar nossas andanças pelo interior do Estado, somente nesta última semana foram 12 cidades visitadas”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com