Cidades

Metrô de BH recebe simulado de ataque químico para Copa 2014

BH – O metrô de Belo Horizonte recebeu o primeiro simulado de ataque químico preparatório para a Copa do Mundo, na madrugada deste domingo (30). Este foi o segundo exercício promovido pelo Exército Brasileiro em parceria com o Grupo Interinstitucional de Proteção do Governo do Estado de Minas Gerais, composto pelos órgãos ligados à segurança, trânsito, saúde e meio ambiente para o Mundial.
Em junho de 2013, a Praça JK, na Região Centro-Sul da capital mineira, foi cenário da primeira simulação de risco com presença de vitimas contaminadas por agente químico para a Copa das Confederações. A estação de metrô escolhida para a prática da última madrugada dá acesso ao Expominas, local onde será realizada a Fan Fest, evento das exibições públicas dos jogos do Mundial.
A experiência começou com a simulação de uma contaminação de figurantes do Exército dentro do vagão, por um produto químico sufocante. O passo seguinte foi o acionamento do Corpo de Bombeiros para a retirada das vítimas e coleta do material tóxico. Enquanto o produto foi levado para análise ao laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), as vítimas foram encaminhadas a uma tenda de descontaminação. Os casos menos graves foram tratados por agentes de saúde no próprio local.
“Os novos detectores biológicos da Funed vão identificar o tipo da substância, em caso de ataques químicos, em um prazo de 24 horas, o que significa um avanço em comparação ao tempo de até 72 horas gastos até então”, disse a coordenadora do Grupo de Proteção da Funed, Adriane Zacarias Nunes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com