Nacionais

Metade do eleitorado não votaria em Bolsonaro de jeito nenhum; 57% reprovam governo, diz Ipec

RIO – Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (5), encomendada pela Globo, indica que o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), é rejeitado por 49% do eleitorado brasileiro, enquanto o ex-presidente Lula (PT) tem 36% de rejeição.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 29 de agosto, Lula estacionou, e Bolsonaro oscilou dois pontos para cima, dentro da margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Lula tem maior reprovação entre pessoas com renda familiar de mais de 5 salários mínimos (55% dizem não votar no petista de jeito nenhum) e evangélicos (52%). Bolsonaro, por sua vez, é mais rejeitado entre pessoas sem religião ou que não professam as fés católicas ou evangélicas (58%) e entre moradores do Nordeste (58%).

A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre 2 e 4 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código BR‐00922/2022.

GOVERNO

Pesquisa Ipec (ex-Ibope) divulgada nesta segunda-feira (5), encomendada pela Globo, mostra que 57% das pessoas reprovam a maneira como o presidente Jair Bolsonaro (PL) está governando o Brasil, enquanto 38% aprovam.

A reprovação e a aprovação se mantêm no mesmo percentual registrado na pesquisa anterior, de 29 de agosto. O número dos que dizem não saber avaliar também segue igual: 5%.

Bolsonaro tem maiores taxas de aprovação entre pessoas com renda familiar de mais de cinco salários mínimos (52%) e evangélicas (53%). O presidente vai pior entre os mais pobres, com até um salário mínimo, e entre pessoas sem religião ou que não são católicas ou evangélicas, marcando 64% de reprovação em ambos os recortes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com