Cidades

Mesmo com maioria dos votos, Ferramenta tem contas rejeitadas

O ex-prefeito de Ipatinga afirmou que voto na Câmara revela mágoas da disputa eleitoral

IPATINGA – Foi votado ontem na Câmara de Ipatinga o parecer que rejeita as contas do ex-prefeito Chico Ferramenta (PT), referentes ao ano de 2002, quando ele ainda era chefe do Executivo. O documento é do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE), datado do final de agosto.
Foram oito votos contra a reprovação das contas e quatro a favor. Por se tratar de uma votação qualificada, o parecer precisaria dos votos de, no mínimo, nove dos 13 parlamentares da Casa, para que fosse derrubado – a vereadora Maria do Amparo (PDT) não compareceu à sessão alegando problemas de saúde.

O documento elaborado pelo TCE aponta que Ferramenta cometeu irregularidades ao abrir créditos especiais sem autorização legislativa, repassar à Câmara valores que excediam em R$ 56.603 o limite estipulado, aplicar nas ações e serviços públicos de saúde 14,04% dos recursos próprios, percentual abaixo dos 15% exigidos pela Constituição Federal e movimentar recursos do município em instituições financeiras não oficiais.
O vereador Sebastião Guedes (PT), que juntamente com os outros quatro vereadores petistas votou contra o parecer, afirmou que o seu voto, assim como todos, foi político e minimizou a decisão do TCE, afirmando que o Tribunal não considerou algumas despesas do governo Ferramenta relativas à saúde e por isso não foi atingido o percentual mínimo. O petista também defendeu que todos os bancos que são autorizados pelo Banco Central deveriam ser considerados oficiais.
No fim do mês passado, as contas do ex-prefeito também foram rejeitadas por uma comissão formada por servidores da Câmara que, juntamente com a Comissão de Controle de Execução Financeira da Casa, avaliou o parecer do TCE. Um decreto legislativo assinado pelo presidente da Câmara, Nardyello Rocha (PSD), será encaminhado ao TCE e ao Ministério Público Estadual com o objetivo de dar publicidade à decisão do plenário.

TRANQUILIDADE
O ex-prefeito Chico Ferramenta reagiu com tranquilidade ao resultado da votação da Câmara. Ele afirmou, por meio de nota, que vai buscar todas as instâncias para se defender e reverter a decisão, e lembrou que teve a maioria dos votos a seu favor e que o julgamento no Legislativo foi político, revelando a mágoa que alguns ainda trazem da recente disputa eleitoral na cidade. Ferramenta disse ainda que a rejeição de contas pelo Tribunal também revela interferências políticas, pois seus membros são indicados pelo governador do Estado, quase sempre ex-deputados, o que influencia nas tomadas de decisão.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com