Cultura

Memórias e Cores promove mais uma oficina em Guanhães

IPATINGA – Como parte das atividades previstas no projeto Memórias e Cores, a artista visual Rosane Dias ministrou mais uma Oficina de Arte e Criação de Indumentárias; dessa vez, para os congadeiros de Peçanha,  da Guarda de Congo de Nossa Senhora do Rosário, e marujeiros da Guarda Nossa Senhora Aparecida, de Guanhães, onde foi realizado o evento.

No mês passado, a aula foi promovida para os congadeiros de São José dos Cocais, zona rural de Coronel Fabriciano.

A iniciativa tem como propósito orientar os grupos sobre a confecção de suas indumentárias e adereços, considerando as características próprias de cada agremiação. “Essa é uma etapa importante do projeto, é o momento em que  cada congadeiro decora os seus próprios adornos segundo as cores que prevalecem em seu uniforme, sem perder a identidade do grupo”, comenta Rosane.

Ao todo, 51 pessoas participaram da oficina, entre congadeiros e marujos com  idade entre 12 e 84 anos.

PRODUTIVO

Para a marujeira Maria da Conceição Ferreira,  que integra o grupo de Guanhães há 28 anos, a oficina foi muito produtiva. “Adquirimos mais conhecimentos com a professora, que é excelente, assim como tudo nesse projeto, que só tem trazido alegria para todos nós, apaixonados pela marujada”.

Arnaldo Lúcio Pereira, o Arnaldo Muciço, também avalia positivamente, tanto a oficina quanto o projeto Memórias e Cores, que vem promovendo o renascimento de seu grupo. “Dos 25 integrantes da Marujada dos Vieiras, restavam apenas 3 elementos. Agora, graças ao projeto patrocinado pela Cenibra, recebemos uma turma boa de jovens para recompor o nosso grupo. Estão todos muito motivados com todas as atividades que temos realizado por meio do Memórias e Cores. Já retomamos nossos ensaios. Até agora, foram seis encontros”, contabiliza Arnaldo.

ARTE  POPULAR

Segundo avaliação de Dóris Coelho, a Dorinha, prefeita de Guanhães que participou de uma das oficinas ministradas em sua cidade, o  Memórias e Cores tem um papel relevante no que diz respeito à promoção da arte, das tradições e cultura popular. “Hoje, vivemos um modelo de vida que nos tira o tempo para contemplar o que é belo, a cultura, a arte, tudo que embeleza a nossa vida e que nos faze refletir sobre questões espirituais. O Memórias e Cores nos devolve isso, por ser muito atrativo e por vir até nós, que já estamos ansiosos para participar do grande dia da apresentação dos grupos, em um momento ainda maior”.

As oficinas do projeto ensinam a confeccionar as indumentárias do congado e da marujada

OFICINAS E CARTILHA

Além das oficinas para fins de renovação dos uniformes dos congadeiros e marujeiros, por meio do Memórias e Cores será lançada uma cartilha sobre os grupos. Resultado de uma pesquisa entre os congadeiros e entrevista com a folclorista Deolinda Alice dos Santos, outra oficineira do projeto, a obra já está em sendo produzida.

Memórias e Cores é um projeto de resgate, fortalecimento e difusão de grupos dedicados às tradições das congados e marujadas. A iniciativa é uma realização da MC Produções e Ministério da Cidadania. Memórias e Cores conta com o patrocínio da Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com