Cidades

Membros dos CBHs participam da caminhada pela água na BA

Representantes de Comitês de Bacias Hidrográficas de Minas durante a Caminhada pelas Águas

SALVADOR –
Integrantes dos comitês afluentes do Rio Doce se concentraram no Farol da Barra em Salvador/BA, nesta segunda-feira (4) junto com os participantes do XVII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), para a tradicional caminhada das águas pelos comitês de bacias hidrográficas do Brasil. Foi realizado, logo após, um ato simbólico para unir as águas das bacias dos de todo o País. Cada comitê levou um pouco de água de sua bacia, sendo que parte desta água foi despejada em um aquário e o restante ficará exposto nas garrafas durante o evento.

Durante as atividades do dia, a Agência Nacional de Águas (ANA) ministrou uma oficina sobre os Instrumentos de Gestão de Recursos Hídricos e o Pagamento de Serviços Ambientais. Também tiveram oficinas sobre a Governança das Águas e Educação Ambiental. Será realizada, a partir das 20h, a cerimônia de abertura do ENCOB.

RIO DOCE
“O objetivo do Encob é aprimorar a participação dos comitês de bacia e promover a troca de experiência entre os participantes. Hoje, existem aproximadamente 250 comitês nos Brasil. Desses, cerca de 160 estão participando do Encob, reunindo, em média, 1600 pessoas. Nós da Bacia do Rio Doce somos muito questionados sobre as nossas ações após o rompimento da barragem em Mariana/MG. Esse ano, em nosso estande, teremos a oportunidade de apresentar os programas que estão sendo desenvolvidos e também a campanha “O Doce não morreu”, disse Carlos Eduardo Silva, presidente do CBH-Piranga, vice-presidente do CBH-Doce e membro do Colegiado Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.

VOZ ATIVA
“O novo formato do Encob está trazendo mais informações para os participantes. Estamos compartilhando experiências com outros comitês, formando, assim, um consenso quanto às ações que precisam ser tomadas para a revitalização da bacia”, destacou Flamínio Guerra, presidente do CBH-Piracicaba.

Para Felipe Benício Pedro, presidente do CBH – Santo Antônio e membro do colegiado coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacia sobre o segundo dia do ENCOB, hoje os Comitês de Bacia têm voz ativa, com participação mais efetiva na gestão de recursos hídricos. “É rica também a troca de experiências entre os comitês de estados diferentes. O que aprendemos aqui pode ser levado para nossa Bacia”, destacou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com