Cidades

Médico do São Camilo tem nota máxima no doutorado

TIMÓTEO – Após dois anos de estudos, pesquisas e experimentos no Instituto Cardiovascular São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, o cirurgião pediátrico do São Camilo Timóteo, Dr. Ronaldo Abreu teve sua tese de doutorado aprovada com nota máxima e unânime quando submetida à banca formada por cinco doutores.

O tema foi “Trígono Romboesplenioescapular: relação da artéria dorsal da escápula com o nervo dorsal da escápula e nervo acessório”. Uma tese original escolhida pelo médico que percebeu, ao longo de sua carreira médica e acadêmica, que ainda não havia descrição desta área anatômica, bem como suas aplicações médico-cirúrgicas, considerando a região como de alto risco de lesão do nervo, que pode resultar em sequelas irreversíveis.

DOENÇAS
Entre as principais doenças e procedimentos relacionados à região da escápula e coluna vertebral estão os tumores da escápula, linfangiomas da nuca, uso de enxertos miocutâneos do trapézio, doenças da coluna vertebral cervical baixa, deformidades escapulares e demais doenças congênitas que demandam procedimento cirúrgico de risco.

A pesquisa foi realizada em 40 cadáveres e 3 fetos devidamente autorizados pelo Comitê de Ética, em pesquisa, do Instituto. Na tese, o médico prova a presença do espaço geométrico triangular com mesmas estruturas, conteúdos e relações para aplicar o conhecimento às doenças que acometem esta região.

LITERATURA
“Há muitos anos os médicos relatam com frequência sequelas por lesões nervosas em cirurgias e procedimentos na região da escápula e coluna vertebral, justamente por não haver bibliografia e pesquisa que descrevesse o espaço e as relações da região escapular dorsal resultando em lesões neurológicas ao paciente. Com a pesquisa feita pela tese, com as medidas e variações descritas fica mais fácil abordar doenças que afetam essas estruturas, minimizando os riscos de sequelas”, explica o Dr. Ronaldo Abreu.

A tese encontra-se arquivada na Biblioteca da Unimontes (Montes Claros/MG) em ficha catalográfica A162t e será publicada na biblioteca digital brasileira nos próximos meses.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com