Cidades

MEC aprova Residência em Anestesiologia no HMC

Os médicos anestesiologistas Romerus Geraldo do Pinho e Alexandre Silva Pinto coordenam a residência na especialidade no Hospital Márcio Cunha

 

IPATINGA – O Programa de Residência Médica do Hospital Márcio Cunha obteve uma importante conquista, com a aprovação da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação (CNRM/MEC) para implantação do curso de Residência em Anestesiologia. Para o processo seletivo 2013, serão oferecidas três vagas. “O estudante que aqui chegar encontrará um hospital de grande porte, com uma equipe de 19 anestesiologistas qualificados e que atua em diversas modalidades, como cirurgias cardíacas, ortopédicas, bariátricas e transplantes. Daí a facilidade do Hospital Márcio Cunha ter sido aprovado logo na primeira apreciação do MEC, um diferencial para a formação de novos residentes para o mercado”, explica o médico anestesiologista e coordenador da Residência Médica em Anestesiologia, Alexandre Silva Pinto.
Com o aumento da demanda de pacientes cirúrgicos nos últimos meses, o Hospital Márcio Cunha realiza todos os meses cerca de 1.300 a 1.500 cirurgias nas unidades I e II. Se somados os procedimentos do Centro Obstétrico, como cesarianas e analgesias de parto, o número de atendimentos da equipe de Anestesiologia chega a 2.000 por mês. Para isso, é preciso não apenas capacitação de novos profissionais, mas também atualização constante sobre conhecimentos da área, principalmente em relação a evolução da Farmacologia e dos equipamentos de monitorização e de ventilação. “O grande papel do anestesista no Centro Cirúrgico, como nos procedimentos de hospital-dia, por exemplo, é usar drogas de metabolismo rápido para que o paciente possa ter alta com segurança e em menor tempo”, completa Alexandre.
A dinâmica da área de Anestesiologia no Hospital Márcio Cunha permite ainda levar os profissionais para além do Centro Cirúrgico, atuando em outras áreas como Centro Obstétrico, Hemodinâmica, Tomografia e Ressonâncias, além de consultas de avaliação pré-anestésica. “A proposta é que o residente atenda a todo esse fluxograma com os médicos da equipe, tendo como suporte um programa de Residência Médica bem desenvolvido, acervo bibliográfico da área disponível e a parceria do Centro de Estudos do Hospital Márcio Cunha, com acesso à internet, base de dados para pesquisa médica e livros sobre as diversas especialidades”, resume o médico e coordenador da equipe de Anestesiologia, Romerus Geraldo do Pinho.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com