Cidades

Márcio Cunha firma parceria com hospital de Caratinga

Gallinari acompanha equipes do HMC e do Hospital N. Srª Auxiliadora em visita à Unidade de Oncologia

 

IPATINGA – Pacientes oncológicos da microrregião de Caratinga (MG) ganham agora um reforço de peso no tratamento do câncer. Com o apoio da Superintendência Regional de Saúde, a Fundação São Francisco Xavier, por meio do Hospital Márcio Cunha, firmou parceria de cooperação na assistência ambulatorial oncológica com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, de Caratinga. Na prática, os trabalhos em conjunto garantem a comodidade dos pacientes da cidade e de outros 14 municípios vizinhos integrantes da microrregião, que não precisarão mais se deslocar até Ipatinga para realização de consulta inicial e consultas de controle.

VISITA
Com o acordo, o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora já oferece, desde junho, consultas com médico oncologista às sextas-feiras, em tempo integral, e com um atendente treinado pela Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha. Em visita a Caratinga, uma comitiva do Hospital Márcio Cunha (HMC) esteve no Núcleo do Câncer de Caratinga, entidade filantrópica de assistência a pacientes oncológicos, afirmando a disponibilidade na melhoria e na facilidade do atendimento.
“O Márcio Cunha é referência para procedimentos de alta complexidade para a macrorregião Leste e o nosso compromisso é buscar a melhor assistência ao paciente oncológico, incluindo todos os pacientes que dependem do tratamento do SUS, dentro dos critérios do Sistema Único de Saúde”, explica o diretor do HMC, José Carlos de Carvalho Gallinari.

INTERCÂMBIO
Para o diretor clínico e técnico do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), Eli Nogueira, além de contribuir na diminuição de tempo, custo e sofrimento aos pacientes, o acordo entre as instituições será importante para o crescimento da medicina em sua cidade. “Caratinga e o HNSA precisam evoluir na assistência médica da microrregião e a parceria com o HMC ajudará muito”. A secretária municipal de saúde de Piedade de Caratinga, Simone Cristina Martins Lucca, lembra ainda que, quando se trata da assistência a pacientes com câncer, a agilidade é fundamental. “Quanto mais rápido o atendimento, melhor para o paciente. E ter esse serviço aqui é um ganho muito grande para nossa região”, elogia.

BENEFÍCIOS
O diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier, Luís Márcio Araújo Ramos, afirma que, no futuro, a parceria poderá possibilitar ainda todo o suporte necessário ao paciente em Caratinga, como exames, cirurgias e cuidados paliativos. “Se a gente consegue fazer isso na própria região onde ele mora, é melhor para ele e sua família. A partir do momento que você discute toda a rede de atendimento ao paciente e o fluxo de atividades necessárias, o médico presta a atenção básica e, tendo diagnosticado a doença, já sabe para onde encaminhar o paciente, encurtando o diagnóstico e aumentando a possibilidade de cura”.
Referência em assistência hospitalar e procedimentos de alta complexidade na macrorregião Leste de Minas, com 35 municípios e mais de 785 mil habitantes, o Hospital Márcio Cunha incrementou ainda mais seus serviços na área de saúde em 2011, com a aquisição do Centro de Oncologia e Radioisótopos – COR. “Após dez anos de parceria, a agora Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha passou por uma série de ações revitalizações, como aquisição de novos equipamentos de tratamento e combate ao câncer, planejamento da construção de uma área específica para oncologia pediátrica, contratação de profissionais para incorporar o corpo clínico e incentivo à prática de pesquisas científicas próprias. Tudo isso contribui para a busca pela humanização no atendimento aos pacientes e a efetividade no tratamento”, resume Luís Márcio.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com