Cidades

Mapa da Minas cataloga e preserva 320 nascentes

IPATINGA – Na propriedade de Tarcísio de Oliveira, 52, e Cláudia Marta, 41, no bairro Ipaneminha, a placa indica a nascente recém-descoberta e catalogada pelo município, a de número 146. Antes, o local servia de pastagem de animais. Mas na manhã desta segunda-feira (21/09), Dia da Árvore, o casal assumiu o compromisso de ajudar na recuperação da mata nativa e preservação da mina d’ água em prol dos filhos e gerações futuras.
A nascente na propriedade de Cláudia e Tarcísio é uma das 320 já catalogadas pelo projeto Mapa da Mina, realizado por meio de uma parceria entre Prefeitura de Ipatinga, Ministério Público e Instituto Interagir. O projeto tem como objetivo mapear e recuperar os mananciais hídricos do município.

PRESERVAÇÃO

Além da placa de área de preservação, a propriedade visitada também recebeu 30 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica plantadas pela comunidade, alunos da Escola Municipal Professor Mário Casassanta e representantes de empresas e instituições parceiras do Mapa da Mina. O ato marcou a abertura da programação da “Semana Verde – Ipatinga Bem Cuidada” e o início da segunda etapa do projeto, de recuperação das nascentes já catalogadas na área rural do município.
“É um momento muito significativo. Temos esta propriedade há três anos. E descobrir não uma, mas três nascentes no nosso sítio é um presente em tempos de escassez de água. Agora é preservar com o apoio deste importante projeto”, comemora a pedagoga Cláudia Marta.

PRIVILÉGIO

A prefeita de Ipatinga Cecília Ferramenta que também participou do plantio de mudas e reafirmou a importância do Mapa da Mina. “Ipatinga é uma cidade privilegiada por ter um projeto desta envergadura e importantes parceiros que já o colocaram em prática. O trabalho de proteção dos nossos recursos hídricos é de responsabilidade de todos e aqui, está sendo feito por todos”, reafirmou Cecília Ferramenta.
Acompanharam as atividades o promotor de Justiça e curador do Meio Ambiente, Rafael Pureza; Tenente Ronaldo, comandante da Cia. da Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito; Romel Erwin de Souza, presidente da Usiminas; Sandro Morais Santos, além de representantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), da APA Ipanema, do Conselho de Orçamento da Regional 9, da Copasa, Cenibra e empresas apoiadoras que atuam na zona rural de Ipatinga.

MAPA DA MINA
O Mapa da Mina propõe catalogar, estudar, proteger e, se necessário, recuperar todo o manancial hídrico existente nas áreas rural e urbana de Ipatinga. Iniciado em janeiro, a expectativa era identificar até 340 nascentes na zona rural de Ipatinga. Este número deve ser superado em breve, já que o levantamento cobriu apenas quatro bairros: Ipanemão (145 nascentes), Ipaneminha (105), Tribuna (80). Este mês, o trabalho começou no Pedra Branca, onde já foram catalogadas 12 nascentes.
O número surpreendeu os parceiros do projeto. Mas em contrapartida, preocupa o fato de 30% dos mananciais já identificados estarem situados em áreas degradas, inclusive, correndo o risco de deixar de existir se não recuperados. A expectativa dos parceiros do Mapa da Mina é dar maior visibilidade ao projeto garantindo a mobilização de proprietários de áreas com nascentes degradadas para a recuperação do manancial. O projeto prevê doação de materiais, como mudas arbóreas e cercas, para incentivar a proteção de “olhos d’água”, e o monitoramento das áreas identificadas.

IPATINGA BEM CUIDADA
A programação da “Semana Verde: Ipatinga Bem Cuidada” não se restringe a zona rural. Até a próxima sexta-feira (25/09), uma série de ações com educação ambiental e promoção da saúde será realizada em diversos pontos da cidade. A próxima atividade será a oficina sobre o cultivo, colheita e conservação de plantas medicinais e o uso correto de fitoterápicos, realizada na Farmácia Verde de Ipatinga. A oficina será na terça e quarta-feira, de 8h às 11h. São ofertadas, gratuitamente, 50 vagas cada dia. Mais informações pelo telefone (31) 3829.8526.
A programação completa está disponível no site www.ipatinga.mg.gov.br

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com