Cultura

Manoelita Lustosa sai de cena aos 72 anos

Uma das pioneiras das artes cênicas no Vale do Aço, Manoelita Lustosa foi sepultada na tarde de ontem no Parque da Colina, em Belo Horizonte. Ela morreu por volta de 9h da manhã, em sua casa, devido a uma insuficiência respiratória. Com 72 anos, a atriz havia enfrentado um câncer linfático, no ano passado mas se recuperou após uma cirurgia.

Ela ficou conhecida nacionalmentte ao interpretar a avó maldosa da personagem Salete (Bruna Marquezine) na novela Mulheres Apaixonadas (2003) e também integrou o elenco de JK (2006), da Rede Globo.
Viúva de Valdejur Lustona, ex-funcionário da então companhia Acesita, atual Aperam, Manoelita deixou três filhas, Manoela, Maria Bethânia e Mariana e seis netos.

Manoelita, que atualmente estava na Record, era formada em Letras e Filosofia, foi autora de contos e também atuou como jornalista em vários órgãos de imprensa do Vale do Aço. Na Rede Record ela interpretou a personagem Terezinha Cho na novela Dona Xepa, exibida na emissora em 2013. A atriz também participou da novela "Balacobaco" (2012) como Etelvina Pedrosa; de "Vidas em Jogo" (2011) com Nelize; de "Poder Paralelo" (2009) como Lurdes; de "Amor e Intrigas" (2007) como Telma. Em 1997, Manoelita participou da novela mexicana "Esmeralda".

Revelada na TV por Manoel Carlos em "Mulheres Apaixonadas", o autor lamentou a morte da atriz. "Era uma atriz da velha escola que tudo que fez, fez bem. Com talento e disciplina. Agora mesmo, quando fiz a escalação de ‘Em Família’ pensei muito nela para um dos papéis, mas acabou não acontecendo. De vez em quando nos comunicávamos. Perdemos uma ótima atriz. Meus sentimentos para a família. Fico muito triste", afirmou.

Em "Mulheres Apaixonadas", Manoelita interpretou a ambiciosa Inês. Na trama de Manoel Carlos, ela era avó de Salete, vivida por Bruna Marquezine, e maltratava a garota. Maldosa, ela só pensava no dinheiro de Théo (Tony Ramos), pai da neta.

No Instagram, a atriz Vanessa Gerbeli, que contracenou com Manoelita em "Mulheres Apaixonadas", repercutiu a morte da colega de trabalho: "Vou sentir muito a sua falta, minha amiga Manoelita..", escreveu Gerbeli, ao publicar uma foto de Manoelita.

Manoelita ficou conhecida ao atuar como Inês Oliveira, avó da pequena Salete, vivida por Bruna Marquezine na novela "Mulheres Apaixonadas", em 2003. "Eu lamento muito. Há muito tempo não falava com ela, mas lembro do quanto era um pessoa incrível e uma atriz maravilhosa", disse Bruna em entrevista à "Revista da TV", do jornal "O Globo". Na trama de Manoel Carlos, que marcou a estreia de Bruna na TV, Manoelita era a mãe de Fernanda (Vanessa Gerbelli), uma mulher dura, fria, ambiciosa e insensível que raramente visitava a neta.

Você também pode gostar