Cultura

Mais de 600 pessoas prestigiam audição pública do E. M. Cantar

Alunos, pais e professores comemoram os significativos resultados que a música na escola tem proporcionado aos participantes de Projeto municipal

 

IPATINGA – A quadra coberta da Escola Municipal Jaime de Morais Quintão, no bairro Jardim Panorama, se transformou num grande palco para os alunos da rede municipal de ensino de Ipatinga, na noite de quarta-feira (28). Diante de grande plateia, constituída por centenas de pais e professores, cerca de 300 estudantes apresentaram diversos números musicais, com instrumentos de sopro, percussão, cordas e canto, numa audição pública que marcou o encerramento do ano letivo do projeto E. M. Cantar, ligado à Secretaria de Educação.

CELEBRAÇÃO

O coordenador de Música do projeto, Wanderson Franco de Sá, comemorou a finalização das aulas diante da comunidade escolar. “Este é um evento de celebração pelos resultados que a música tem gerado nos nossos alunos: desenvolvimento integral, nos campos social, cognitivo, intelectual e cultural”.

Durante a apresentação do seu filho Vinicius Martins, de nove anos, a mãe Imaculada, do bairro Nova Esperança, se mostrou emocionada ao vê-lo tocando Música Popular Brasileira na flauta doce. “Quando o vi tocando me recordei que até a hiperatividade dele foi tranquilizada por causa do aprendizado da música. Quando chega os dias das aulas ele é pontual, não se atrasa por nada. Percebo que ele ficou mais comprometido, mais animado”, contou.

Mas, nem sempre foi assim. De acordo com Vinícius, no início das aulas, aprender a tocar era muito difícil. “Eu fui continuando, fui tentando, treinando em casa, até aprender a soprar e colocar e tirar os dedos na flauta, na hora certa. Hoje, o que eu mais gostei foi de ver todo mundo me aplaudindo”, comemorou.

O coordenador de Música do projeto, Wanderson Franco de Sá, comemorou a finalização das aulas diante da comunidade escolar

O PROJETO

Em 2013, quando o projeto E. M. Cantar iniciou suas atividades, somente três escolas da regional do bairro Veneza eram beneficiadas. As aulas eram ministradas no educandário Márcio Andrade Guerra. Atualmente, quatro regionais do município foram incorporadas à iniciativa, atendendo 22 unidades escolares e beneficiando cerca de 7.000 alunos.

Desde o Ensino Infantil, a partir de quatro anos de idade, ao Fundamental, crianças e adolescentes já têm em Ipatinga, na rede municipal, as aulas de musicalização através do projeto. As aulas são ministradas no contraturno escolar.

Em 2019, a Secretaria Municipal de Educação pretende expandir a um número maior de estudantes o acesso às aulas de música. A proposta é que os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sejam também contemplados, além de todas as 27 unidades escolares do município.

MATRÍCULAS

Para o ano letivo de 2019, o período de renovação de matrícula dos alunos que já estudam no projeto será de 4 a 8 de fevereiro, na sede da Escola Tenente Osvaldo Machado (TOM), na rua Novo Hamburgo, 140, Veneza I. Os documentos a serem apresentados são cópia do comprovante de residência e certidão de nascimento. Mais informações pelo telefone 3829.8398.

Os alunos que desejarem entrar no projeto E. M. Cantar devem estar matriculados na rede municipal de ensino de Ipatinga. As inscrições estarão abertas a partir do primeiro dia letivo de 2019, em 4 de fevereiro. Os pais/responsáveis deverão procurar a direção da escola onde a criança estuda.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com