Cidades

Mais de 60% das adolescentes são vacinadas contra o HPV

IPATINGA – Segundo o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado na sexta-feira (28), em Ipatinga 3.735 meninas de 11 a 13 anos já foram imunizadas contra o HPV (Papiloma Vírus Humano), como medida preventiva ao câncer do colo de útero. O número representa 63% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é 80% das 5.925 adolescentes nesta faixa etária no município.

O balanço é considerado positivo. “O sucesso se deve à parceria com as escolas públicas e privadas e, principalmente, dos pais e adolescentes, na conscientização sobre a importância da vacina na prevenção ao câncer”, pontua a coordenadora da Linha de Cuidados da Prefeitura de Ipatinga, Simone Gonçalves de Sá. Até a semana passada, o município havia registrado apenas 27 termos de recusa, a maioria devido ao fato de a adolescente já ter tomado as três doses da vacina em clínicas particulares.

Em Ipatinga, a primeira etapa da campanha segue até o dia 8 de abril. As doses são aplicadas por equipes treinadas das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que ao longo da campanha irão percorrer mais de 70 escolas da rede pública, privada e também da educação especial. Após a data limite da campanha, as doses contra o HPV serão ofertadas, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que dispõem de sala de vacinas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com