Cultura

Mais Cultura chega em nove escolas municipais

IPATINGA – O município recebeu mais uma notícia importante para a qualificação do programa educacional desenvolvido na rede municipal. O Ministério da Educação (Mec) divulgou nesta semana a listagem final de escolas públicas contempladas com o programa Mais Cultura. Dos 11 Planos de Atividades Culturais inscritos por escolas da área urbana do município, em junho de 2013, nove serão desenvolvidos ao longo deste ano, com oficinas de música, dança e teatro, entre outras atividades culturais voltadas para os alunos.

“Estamos muito satisfeitos com esse resultado, pois coloca o município de Ipatinga em destaque na promoção da Cultura e envolve os agentes culturais do município em parceria com os profissionais das escolas”, explica a secretária de Educação, Leida Tavares, ressaltando a importância dos projetos para os alunos da rede municipal. “Os maiores beneficiados serão os nossos educandos, que poderão vivenciar processos criativos de aprendizado, mais adequados às suas necessidades e interesses”, completa.

O Mais Cultura é uma iniciativa conjunta do Mec e Ministério da Cultura (Minc), com objetivo de promover iniciativas culturais e educativas nas escolas públicas, possibilitando a democratização do acesso à cultura e a ampliação do repertório cultural de estudantes, professores e comunidades escolares.

DINHEIRO NAS ESCOLAS

As escolas de Ipatinga selecionadas receberão novos recursos financeiros, por meio do Programa Dinheiro Direto nas Escolas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (PDDE/FNDE). O valor é calculado conforme o número de alunos matriculados na escola, e o recurso deverá ser investido em contratação de serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas.

As ações poderão ser desenvolvidas dentro ou fora da escola, pelo prazo mínimo de seis a dez meses. As atividades envolvem diversas linguagens artísticas (música, teatro, audiovisual, literatura, circo, dança, contação de histórias e artes visuais) e manifestações da cultura popular (rádio, internet, jornal, culinária, mitologia, vestuário, etc).

ATIVIDADES
No ano passado, diretores das escolas da rede municipal de ensino, artistas, arte-educadores e agentes culturais elaboraram seus Planos de Atividades Culturais, em conformidade com um ou mais eixos temáticos propostos pelo programa federal. Os nove eixos que norteiam os projetos aprovados incluem atividades em museus, pontos de cultura, cinemas e outros espaços culturais; criação, circulação e difusão artística; cultura digital e comunicação; patrimônio material e imaterial; tradições orais; culturas indígenas e afrobrasileira.

 

Escolas selecionadas

Confira a lista de escolas selecionadas na rede municipal e as modalidades culturais pactuadas:

E.M. Artur Bernardes – Criação, Circulação e Difusão da Produção Artística – Grafite
E.M. Chirlene Cristina Pereira – Criação, Circulação e Difusão da Produção Artística – Música
E.M. Everson Magalhães Lage – Criação, Circulação e Difusão da Produção Artística – Dança de rua
E.M. João Amparo Damasceno – Criação, Circulação e Difusão da Produção Artística – Dança, capoeira e teatro
E.M. João Reis de Souza – Educação Museal – Resgate histórico de pessoas da comunidade – Museu de memória
E.M. Márcio Andrade Guerra – Criação, Circulação e Difusão da Produção Artística – Música
E.M. Prof. Evaldo Fontes – Criação, Circulação e Difusão da Produção Artística – Danças Urbanas
E.M. Vilma de Faria e Silva – Criação, Circulação e Difusão da Produção Artística e Promoção Cultural e Pedagogia em Espaços Culturais – Cinema
E.M. Zélia Duarte Passos – Criação, Circulação e Difusão da Produção Artística e Promoção Cultural e Pedagogia em Espaços Culturais – Projeto “Minutos Cultura Digital, Comunicação e Educação Patrimonial”.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com