Policia

Macarrão é condenado a 15 anos; ex de Bruno pega 5

A juíza fixou a pena base de 20 anos contra Macarrão pelo homicídio, que foi diminuída por sua confissão
(Crédito: Hoje em Dia)

IPATINGA – Terminou no início da madrugada deste sábado o julgamento de Luiz Henrique Romão, o “Macarrão” e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro Bruno. Ambos foram condenados por participação nas ações que terminaram com a morte e desaparecimento do corpo de Eliza Samudio.
O Conselho de Sentença condenou Macarrão a 15 anos de prisão – pena mínima por homicídio qualificado em razão de ter confessado a participação no desaparecimento de Eliza. Fernanda pegou 5 anos em regime aberto. A sentença começou a ser lida às 23h50 da sexta-feira (23) e terminou por vota de 0h10 de sábado.

O CASO
Eliza sumiu em 2010 e seu corpo nunca foi achado. A jovem tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno, o menino Bruninho. Na época, Bruno era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade da criança.
Macarrão foi considerado culpado e condenado a 15 anos de prisão pelos crimes de homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima), sequestro e cárcere privado de Eliza e seu filho, Bruninho. Mas foi absolvido pelos jurados da acusação de ocultação de cadáver. A ex-namorada do goleiro, Fernanda, foi condenada a cinco anos pelos crimes de cárcere privado e sequestro, mas poderá recorrer da sentença em liberdade.

CONFISSÃO

A juíza fixou a pena base de 20 anos contra Macarrão pelo homicídio, que foi diminuída por sua confissão. “Embora a confissão do réu seja parcial, ela encontra especial valor”, escreveu. “A admissão do réu de que realmente levou Eliza para o encontro com a morte foi de extrema relevância para tirar do conselho de sentença qualquer dúvida. Prestigio a sua confissão em plenário para reduzir a pena aplicada para o mínimo legal”, diz trecho da sentença.

O Conselho de Sentença, formado por seis mulheres e um homem, entendeu que os réus são culpados. Eles ouviram, por mais de nove horas, nesta sexta-feira, a acusação e a defesa no Fórum de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Por volta de 21h, os jurados saíram do plenário para uma sala secreta, onde lá responderam a quesitos preparados pela juíza Marxa. Com respostas “sim” e “não”, os jurados decidiram se os réus cometeram o crime, se podem ser considerados culpados e se há agravantes ou atenuantes, como ser réu primário. Em seguida, a juíza redigiu a sentença.

Promotor diz que não recorrerá
Após a leitura da sentença, promotor Henry Wagner de Castro disse que a Promotoria não vai recorrer da pena “porque entende que houve justiça na dosagem”. Em entrevista coletiva concedida à imprensa após o julgamento, o promotor projetou possível pena para o goleiro Bruno, que ainda será julgado. “Se Macarrão pegou 20 anos pelo homicídio, é claro que a [sentença] do Bruno tem que começar por aí”, afirmou no plenário, ressaltando que “não há escapatória” para o goleiro.
Já o advogado de Macarrão, Leonardo Diniz, disse que a defesa vai analisar se entra com recurso contra a decisão. Carla Silene, advogada de Fernanda, sinalizou que não deve recorrer da sentença, alegando que já esperava pelo resultado.

Cinco dias
Foram cinco dias de julgamento. O júri popular teve início com cinco réus, acabou com apenas dois acusados: Macarrão e Fernanda. O jogador Bruno Fernandes de Souza é acusado de ter arquitetado a morte da ex-amante, em 2010, para não ter de reconhecer o filho que teve com Eliza nem pagar pensão alimentícia. Bruno, a sua ex-mulher Dayanne Rodrigues e o ex-policial Marcos Aparecido dos Santos, o Bola, tiveram o júri desmembrado pela juíza Marixa e serão julgados em 2013.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com