Cidades

Lojista está otimista com o Dia dos Pais

Ao sair às ruas para comprar presentes para os pais, maridos e filhos, as mulheres acabam consumindo   (Fotos: Emmanuel Franco)

 

IPATINGA – O Sindcomércio foi às ruas medir a expectativa do comerciante varejista e atacadista de bens e serviços do Vale do Aço para o Dia dos Pais. Através de uma pesquisa de opinião foi possível saber o que os lojistas de Timóteo, Coronel Fabriciano e Ipatinga esperam da data. “O Dia dos Pais marca a abertura do calendário de datas comemorativas do comércio no segundo semestre, sendo que o apelo emocional estimulará a demanda por artigos masculinos”, observa José Maria Facundes, presidente do Sindcomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços).
Conforme Facundes, é natural que, ao sair às ruas para comprar presentes para os pais, maridos e filhos, as mulheres também consumam. “As comemorações vão acontecer no segundo domingo de agosto, coincidindo com as liquidações de inverno, o que contribuirá para gerar um ambiente de oportunidades de compras a preços mais acessíveis”, analisa Facundes.
De acordo com o presidente do Sindcomércio, a atual conjectura econômica está favorável para o consumo em função do baixo desemprego, do aumento da formalização e renda do trabalho e do acesso facilitado ao crédito. “Tudo isso sustenta a confiança das pessoas no futuro da economia, o que também dará um ânimo adicional nas comemorações da data”, complementou Facundes.
A pesquisa realizada sondou os principais segmentos do comércio varejista da região. Questionados acerca de como serão as vendas em relação ao ano passado, 47,3% dos lojistas responderam que serão melhores, enquanto 35,1% acreditam que vão ser iguais e 17,5% afirmaram que serão piores.

MEDIDAS
Sobre quais medidas seriam tomadas para aumentar o consumo, 33,1% dos comerciantes disseram que irão apostar nas promoções. O segundo maior investimento será na diversificação do “mix” de produtos (19,8%). Para 11,6% dos entrevistados, a visibilidade da vitrine seria a principal medida a ser tomada para alavancar o consumo. Houve ainda quem apostasse nos kits de produtos direcionados aos homens (11,6%), no crédito facilitado (7,4%), nas ações de mídia (7,4%) e na capacitação dos empregados (4,1%).
Quando questionado sobre o que pode fazer com que o consumidor deixe de realizar as compras para o Dia dos Pais, 51,9% dos comerciantes responderam que temem o alto endividamento do consumidor. Para os lojistas outros fatores que podem frear as compras é o fato de a data não ter um apelo emocional muito forte (25,5%), seguido dos preços altos (9,4%), da concorrência acirrada (7,5%), dos juros maiores nos financiamentos (1,9%) e da percepção da inflação (0,9%).

FORMA DE PAGAMENTO
Indagados sobre qual a forma de pagamento que será mais usada, 85,7% dos entrevistados não hesitaram em responder que será o cartão de crédito parcelado. Para 6% dos comerciantes os consumidores farão os pagamentos à vista com dinheiro. A mesma percentagem acredita que o crediário e o carnê também deverão ser uma opção dos consumidores. Apenas 2,4% dos lojistas vislumbram que as compras serão pagas à vista com cartão de débito.

PRODUTOS MAIS PROCURADOS
Em relação aos produtos que serão mais procurados pelo consumidor, 40,4% dos comerciantes disseram que serão as roupas, seguido de acessórios (22%), calçados (19,3%), artigos esportivos (8,3%), de perfumaria (4,6), eletrônicos (4,6%) e acessórios para automóveis (0,9%).


Facundes lembrou que as compras para
os Dias dos Pais poderão ser alavancadas
com as liquidações de inverno

 

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