Cidades

“Lockdown não é solução, mas a vacinação em massa”, diz prefeito

Contra vontade, Gustavo Nunes adere à Onda Roxa, atribui responsabilidade ao governador e diz que está em tratativas por vacina, mas administração ainda não sinalizou neste sentido

IPATINGA – O prefeito de Ipatinga Gustavo Nunes (PSL) fez um pronunciamento nesta quarta-feira anunciando que a cidade vai aderir à Onda Roxa determinada pelo governo estadual. Nunes enfatiza que não é esta a medida que gostaria de tomar e se posiciona contra o lockdown, atribuindo a decisão ao governador Romeu Zema (Novo).

Nunes também culpa o governo anterior por não ter entrado com ação judicial para garantir poder ao município para tomar as decisões quanto aderir ou não ao “lockdown”.

” Quero deixar muito claro que não concordo com este posicionamento, acredito que o famoso lockdown é algo que não vai trazer a solução para os problemas. Acredito que a solução é a vacinação em massa da população”

PIOR MOMENTO

“Nós estamos vivendo o pior momento da pandemia do novo coronavírus não só no Brasil, mas no estado de Minas Gerais e na cidade de Ipatinga, o que de fato é muito grave. Nos últimos 15 dias a nossa cidade e também a região está batendo na casa de 98% a 100% dos leitos de UTI ocupados e agora também está aumentando, e muito, de uma forma alarmante, não só as UTIs, mas também os leitos de enfermarias ocupados, não só no município, mas na região”, diz o prefeito na abertura do pronunciamento

“Na segunda feira fomos surpreendidos pelo governador Romeu Zema que publicou a deliberação colocando todo o território de Minas Gerais na Onda Roxa, limitando e restringindo várias atividades em todo o território mineiro”

VACINAÇÃO

Gustavo Nunes é enfático ao dizer que não concorda com medidas como o lockdown, toque de recolher ou qualquer outra iniciativa que paralise as atividades econômicas e mantenha o distanciamento social e atribui a responsabilidade pelo ato à iniciativa do governador Romeu Zema. Ele defende ainda que solução para conter o avanço da contaminação e as mortes por Covid-19 é a vacinação em massa.  

“Na segunda feira fomos surpreendidos pelo governador Romeu Zema que publicou a deliberação colocando todo o território de Minas Gerais na Onda Roxa, limitando e restringindo várias atividades em todo o território mineiro. Quero deixar muito claro que não concordo com este posicionamento, acredito que o famoso lockdown é algo que não vai trazer a solução para os problemas. Acredito que a solução é a vacinação em massa da população”, aponta.

Segundo o prefeito a administração vem fazendo tratativas em busca de novas vacinas em parceria com o setor privado, tentando fazer negociações diretas com a indústria que fabrica as vacinas contra o novo coronavírus. Entretanto, até agora não foi feito nenhum movimento no sentido de aderir a consórcios ou foi anunciada qualquer negociação neste sentido. Prefeituras como as Santana do Paraíso e Belo Oriente já enviaram às respectivas câmaras municipais projetos neste sentido.

“Acaba que estamos de mãos atadas e precisamos e temos a obrigatoriedade de cumprir esta determinação de colocar a cidade de Ipatinga na Onda Roxa”

AÇÃO JUDICIAL

Ainda quanto a paralisação das atividades econômicas, Gustavo Nunes disse que foi feita uma avaliação jurídica e técnica muito aprofundada. “Acaba que estamos de mãos atadas e precisamos e temos a obrigatoriedade de cumprir esta determinação de colocar a cidade de Ipatinga na Onda Roxa. As pessoas ficam sempre nos questionando, dizendo que algumas cidades de Minas não vão participar, não vão respeitar essa Onda Roxa. Ok, realmente. Só que se a gente for parar para analisar esses municípios, como Coronel Fabriciano, veremos que eles conseguiram através de uma ação judicial ter uma ação de mérito do STF dando a competência para aquele município acatar ou não a decisão do Estado de fechamento ou abertura da cidade. No ano passado, a cidade de Ipatinga não teve esta mesma atitude e por isso não temos essa decisão de mérito do STF. Então, já orientei a Procuradoria Geral do município para que a gente possa questionar judicialmente esta decisão do Estado de Minas Gerais, para que no município de Ipatinga o chefe do Executivo possa decidir se ele vai fazer parte do lockdown, da Zona Roxa ou não, se nós vamos manter as nossas atividades.

DISCORDÂNCIA

Mais uma vez, durante o pronunciamento, Gustavo Nunes reitera sua discordância com a decisão do governo do Estado. “Estou deixando claro que, infelizmente, por entender que não há outro meio, alternativa jurídica, a cidade de Ipatinga vai, sim, cumprir com a determinação do Estado e do governador Romeu Zema de entrar na Zona Roxa, que estabelece diversas restrições inclusive nas atividades comerciais do município”, salienta.

O prefeito também salienta “que está trabalhando de forma incansável, árdua para que possamos adquirir novos leitos de UTI para Ipatinga, regularizar e fazer tudo o necessário para nosso sistema de saúde”.

De Brasília, onde gravou o pronunciamento, ele disse que está “pedindo um certo socorro aos ministérios, aos senadores e deputados do nosso Estado para que posam ajudar o município para que consigamos juntos sair desta situação, porque nosso povo precisa trabalhar, precisa pagar suas contas, sustentar a sua família e a vida da cidade não pode parar”.

ESFORÇO COLETIVO

Gustavo encerra o vídeo exortando a população, num esforço coletivo, a acatar os protocolos de distanciamento social, uso de máscaras e outras medidas preventivas contra o novo coronavírus. “Peço a toda a população de Ipatinga para juntos cumprirmos os protocolos, mesmo eu não concordando, o nosso governo não concordando com o fechamento das nossas atividades econômicas, mas temos que respeitar uma decisão que não compete ao governo municipal tomar”, finalizou.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com