Cultura

Lixo amontoado, rato assanhado

As montagens de final de ano marcam o encerramento de vários meses de atividades teatrais com a comunidade

IPATINGA – Com a chegada das festividades de final de ano, os alunos do curso de Iniciação Teatral beneficiados pelo projeto “Interferências Cênicas – Circuito Vale do Rio Doce e Região do Aço” puderam mostrar ao público em forma de espetáculo o conhecimento adquirido durante vários meses de aulas. A montagem “Lixo amontoado, rato assanhado” possui texto de Gilson Magno e direção de Roberto Iokel, professores do projeto, e foi apresentada em diversas comunidades da região. Mais de 500 crianças e adolescentes já foram beneficiados e capacitados pelo projeto no Vale do Rio Doce.

Nesta terça-feira (20), será realizada a última apresentação do circuito, na cidade de Barra Alegre, às 9h. Desde o dia 12 de novembro a montagem passando por várias cidades e distritos regiões, como Roseira, Baú, Porteira Grande, Mãe D’água, Corriola, Cocais das Estrelas, Severo e Bocaina. Algumas dessas localidades receberam, pela primeira vez, apresentações culturais gratuitas voltadas à comunidade.

O projeto “Interferências Cênicas – Circuito Vale do Rio Doce e Região do Aço” recebe patrocínio da Usiminas, apoio do Usicultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Governo do Estado de Minas Gerais, Cenibra, Instituto Cenibra e Prefeitura Municipal de Antônio Dias.
No final do ano passado, a montagem encenada foi “Auto de Natal em versos”, que passou pelos municípios de Açucena e Belo Oriente, sendo apresentada em praças e escolas públicas locais.

O PROPONENTE
“Há algum tempo já realizo este trabalho de mediação entre a arte e a comunidade. Esse projeto, especificamente, tem essa preocupação em levar cursos de arte a pessoas e lugares que nunca tiveram oportunidade de receber atividades assim. Estamos descobrindo outro tipo de público. Um monte de gente bacana e carinhosa que, infelizmente, estava descontextualizada das questões culturais do Vale do Rio Doce e região do Aço. Atuando nessas regiões percebemos o quanto as pessoas gostam de participar dos trabalhos, apenas falta oportunidade”, observou Ricardo Maia, idealizador do projeto.

O produtor cultural, iluminador e diretor teatral promove trabalhos como este desde o final da década de 70. “Estamos felizes em poder proporcionar essas atividades às pessoas dessas localidades. Recebemos apoio também dos prefeitos e das empresas, que acreditam em nosso trabalho. A intenção é que esse projeto continue circulando por vários anos, existem muitas comunidades que precisam conhecer o poder transformador da arte”, comentou Ricardo.

RETROSPECTIVA
Ao longo dos últimos quatro anos, o projeto Interferências Cênicas realizou diversas oficinas, cursos e atividades no Vale do Aço e em cidades vizinhas. Iniciação teatral, interpretação para novos atores, preparação vocal, balé clássico e dança para crianças e jovens foram apenas alguns dos cursos oferecidos. É a primeira vez em que municípios como Roseira, Baú, Porteira Grande, Mãe D’água, Corriola e Cocais das Estrelas recebem oficinas de capacitação na área teatral e de dança. Todos os cursos são gratuitos e oferecem certificado aos participantes.

Ao longo dos últimos dois anos também foram realizadas, em Ipatinga, oficinas voltadas para jovens e adultos. “Música eletrônica para trilha sonora”, “Corpo e espaço na tela” e “Arquitetura efêmera” são alguns dos exemplos. De acordo com Ricardo Maia, “a importância do projeto está, justamente, na possibilidade de inclusão e democratização dos processos em arte na região”. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (31) 8868-7128 ou pelo email interferenciascenicas@gmail.com.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com