Cidades

Limpeza de córregos evita cheias no período chuvoso

IPATINGA – As galerias de córregos e pequenos cursos d’água de Ipatinga vão passar por uma limpeza completa, num trabalho preventivo feito pela Prefeitura Municipal antes do início do período chuvoso. Esse esforço dá sequência às ações emergenciais feitas no início do ano, após as fortes chuvas do fim de 2013. O objetivo é evitar a ocorrência de cheias dos córregos e inundações.

Esse verdadeiro mutirão para limpeza dos cursos d’água foi iniciado há duas semanas. O primeiro a receber os homens, máquinas e caminhões da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) foi o córrego na rua Confrei, no bairro Bom Jardim, de onde foi retirada uma grande quantidade de terra, areia, entulho e lixo.

Na última sexta-feira (25) a equipe da Prefeitura começou a trabalhar na limpeza do córrego Forquilha, no bairro de mesmo nome. Os serviços deverão durar até a próxima semana, em toda a extensão do córrego, que passa ainda pelos bairros Tiradentes e Vila Celeste antes de desaguar no ribeirão Ipanema.

PREVENÇÃO
O secretário municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Gustavo Finocchio, informou que a intenção é fazer uma limpeza geral em todos os córregos e pequenos cursos d’água, que estão muito assoreados devido ao longo tempo que ficaram sem manutenção. Paralelamente à limpeza, a Prefeitura está fazendo uma mobilização para sensibilizar e orientar a população a não jogar lixo e entulho nos cursos d’água.

Além dos córregos da rua Confrei e do Forquilha, a programação de limpeza feita pela Prefeitura de Ipatinga inclui os córregos das avenidas José Barcelos (Vila Militar), José Cândido de Meire (Taúbas) e Gerasa (Bethânia/Canaã). “Trata-se de um trabalho preventivo, para que, na temporada de chuvas, não ocorram enchentes e inundações”, ressalta o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com