Policia

Ligação da cadeia para advogado acaba denunciando cliente preso

Crédito: Blog O Popular

DA REDAÇÃO – Um advogado acabou denunciando um cliente que estava usando um celular dentro da cadeia pública da cidade de São Domingos do Prata. Segundo informações da Polícia Militar, o fato foi registrado nessa quarta-feira (22), pelos agentes penitenciários Ederson Castro e Robson Pereira.

Os agentes relataram à PM que receberam uma ligação do advogado, representante do detento Antônio de Pádua, “Cocão”, que cumpre pena por roubo, exigindo deles que o seu cliente fosse colocado no regime semiaberto.

“O advogado ligou aqui para a delegacia, muito nervoso, e disse que havia recebido uma ligação do preso, cobrando dele a soltura porque havia uma determinação da Justiça para isso, porém, até aquele momento, não havíamos recebido nenhuma ordem judicial determinado a mudança do regime fechado para o semiaberto”, disse o agente Ederson Castro.

VISTORIA
Os agentes foram até a cela onde Antônio estava detido, e ele acabou entregando o aparelho. Ao verificarem as chamadas do celular, foi constatado que o preso havia feito contato com o advogado duas vezes. A primeira ligação foi às 13:23h e a segunda às 13:39h. A suspeita é que ele tenha entrado com o celular escondido dentro da armação de gesso de uma das pernas fraturadas em um acidente.

Segundo os agentes, Antônio de Pádua cumpria pena em regime semiaberto, ou seja, saía durante o dia para trabalhar e retornava a noite para a cela, mas ele sofreu um acidente e quebrou uma das pernas e, por isso, não voltou para a cadeia, passando a ser considerado foragido.

HORA ERRADA
Quando foi recapturado, havia perdido o direito de cumprir a pena em regime semiaberto. O advogado do preso entrou com uma ação na Justiça e, durante uma audiência na última terça-feira (21), a Justiça desconsiderou o ato de foragido, em virtude da perna fraturada, e entendeu que ele poderia permanecer no semiaberto.

Ainda segundo os agentes, o documento da Justiça somente chegou à Delegacia por volta das 15h10 desta quarta-feira (22). “Explicamos para o advogado que sem documento não podíamos liberar o preso. Respeitamos a decisão da Justiça e quem dá a ordem para soltar aqui é o delegado, ele é o responsável pela cadeia e não o advogado. Já pensou se fosse fácil assim, um advogado liga e o preso é solto?”, disse Ederson.

O preso flagrado com celular dentro de presídio ou cadeia comete falta grave, segundo o Código Penal Brasileiro, podendo ficar privado da liberdade. O nome do advogado não foi revelado.
Segundo o delegado Antônio Inácio, de São Domingos do Prata, o caso será analisado e o preso estará sujeito às sanções penais previstas em Lei.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com